2016/06/08

VibraPhone transforma motor de vibração do smartphone num microfone


Os nossos smartphones estão repletos de componentes que já consideramos normais, como o pequeno motor que os faz vibrar - mas menos normal será descobrir que o mesmo pode ser usado como microfone.

Aqueles que já estão habituados a brincar com electrónica, já terão certamente passado pela experiência de usar uma coluna como microfone, e aqui estamos perante algo idêntico. Normalmente, o motor que produz a vibração traduz energia eléctrica num campo magnético que faz mover uma pequena massa; mas o que estes investigadores descobriram, é que também as vibrações do ar que constituem o "som" podem fazê-lo mexer, com esse movimento a poder ser detectado pela variação que induz no campo magnético.

O resultado é o VibraPhone, que utiliza um motor de vibração como microfone, e que embora neste caso recorra a circuitos concebidos especificamente para esta função, não fica posta de parte a possibilidade de algum método mais rebuscado conseguir ir buscar informação idêntico no componente num smartphone sem alterações.

Como seria de imagina, usar um motor como microfone deixa bastante a desejar em termos de qualidade (nada ajudado por só conseguir detectar frequências baixas), mas aplicando-se um algoritmo de melhoramento do sinal os resultados são surpreendentemente, facilmente se percebendo palavras faladas (podem ouvir alguns exemplos no site do projecto.)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)