2016/06/08

Notícias do dia

As actualizações são uma operação que nem sempre corre bem, e que o digam os donos dos Lexus que ficaram sem sistema de navegação devido a uma actualização remota; as tentativas de bloqueio e apreensão de domínios levam o KickassTorrents para a rede Tor; o Android 6.0 já chega a mais de 10% dos equipamentos Android; e o Motion Stills da Google transforma Live Photos em GIFs animados estabilizados.

O livro FCA que temos para oferecer esta semana será do agrado de todos os que queiram saber mais sobre as metodologias "agile"; e já de seguida a nossa selecção de notícias do dia.


Design dos óculos Magic Leap revelados em patente



O mundo aguarda com enorme ansiedade a chegada dos óculos da Magic Leap, e agora temos uma patente que poderá revelar o aspecto que terá quando, eventualmente, chegar ao mercado. Uma vez que pouco se sabe sobre estes óculos e a sua tecnologia, estes esboços servem apenas para levantar mais perguntas do que propriamente nos dar respostas. Por exemplo, não se percebe muito bem como é que a cobertura apresentada irá permitir ver o mundo real (são óculos "AR" que mostram imagens virtuais sobrepostas no mundo real).

Mas, de qualquer forma, parece ficar posto de lado - por agora - que os Magic Leap pudessem ter um aspecto de óculos normais ou de tamanho muito mais compacto. Resta-nos continuar a aguardar pelo dia em que a Magic Leap faça finalmente uma apresentação pública e anuncie a data de comercialização... e preços.


Google testa resultados das pesquisas em "cards" à Material Design



A pesquisa é um dos produtos em que a Google raramente mexe a nível visual, mas parece que em breve poderemos ter novidades, com a adopção de um aspecto mais limpo e que segue as tendências do material design e dos cartões já popularizados pelo Google Now. Quem usar o Google Now launcher no seu Android já estará familiarizado com o agrupamento de cartões por secções, e é algo desse tipo que a Google está a testar para os resultados das pesquisas na web.

Pessoalmente, acho que seria uma boa alteração e que serviria para aproximar e unificar os interfaces nestas duas plataformas. Mas como sempre... serão as reacções dos utilizadores a ditar o resultado, sendo certo que a par desta alteração a Google estará a testar muitas outras variantes, para ver qual delas resulta melhor a nível de interacção e cliques dos utilizadores.


Twitter para Android também adopta material design


Demorou, mas finalmente o Twitter dignou-se a modernizar o aspecto da sua app para Android, que agora acolhe de braços abertos o material design. Infelizmente (para mim), o maior problema do Twitter não é o seu aspecto visual mas sim todas as alterações que tem sofrido e que têm transformado a sua timeline num verdadeiro mini-Facebook. E para timelines à Facebook, já temos o Facebook (que curiosamente também vai testando ferramentas que o transformam num Twitter!)



Sprightly da Microsoft chega ao iOS


Criar imagens com bom aspecto para produtos é mais simples que nunca com o Sprightly da Microsoft que agora também fica disponível para iOS (já estava disponível para Android). Basta seleccionar as nossas imagens, escolher um dos templates disponíveis, e fica o trabalho praticamente arrumado - um pouco ao estilo do Adobe Spark (que continua a ser mais versátil).




Criador do X-Plane está a ser processado por colocar app no Google Play


Os patent trolls continuam (infelizmente) de boa saúde, e que o diga Austin Meyer, criador do simulador de voo X-Plane, e que está a ser processado por ter colocado o seu jogo no Google Play. O troll em questão argumenta que a loja de apps da Google viola as suas patentes, mas em vez de enfrentar a Google, tem optado por perseguir os developers que serão mais fáceis de intimidar...




Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)