2016/07/23

Astronautas da NASA preparam-se para a ida a Marte passando semanas debaixo de água


O espaço é um lugar hostil e que não perdoa erros, mas também no nosso planeta temos locais onde se podem encontrar condições idênticas, e mais acessíveis para efeitos de treino: o fundo do mar!

A NASA tem uma base submarina onde os astronautas da expedição NEEMO passarão cerca de duas semanas debaixo de água, e onde para além de terem que lidar com o ambiente igualmente inóspito para a vida humana, serão sujeitos ao tipo de actividades que teriam que fazer numa missão a Marte.

Para além de testarem equipamentos e ferramentas que serão usadas na ISS e futuras missões espaciais, os astronautas terão também que lidar com um atraso introduzido propositadamente nas comunicações para simular o que aconteceria se estivessem no planeta vermelho, onde uma comunicação de ida e volta pode demorar uma hora ou mais.

... Uma missão que nos relembra que já estava na hora de termos uma base subaquática a tempo inteiro (para não falar de uma cidade subaquática). Afinal, ainda há tanto por descobrir no nosso próprio planeta que - não invalidando a exploração espacial e de outros planetas - também se poderia dedicar um pouco mais de atenção aos segredos que o fundo do mar ainda poderá esconder.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)