2016/07/23

"Rabiscos" de Leonardo Da Vinci afinal eram as leis da fricção - dois séculos antes de serem oficialmente descobertas


Investigadores descobriram que uns "rabiscos" considerados irrelevantes nos manuscritos de Leonardo Da Vinci eram afinal equações que demonstravam que o mesmo tinha calculado as leis da fricção, dois séculos antes da data em que se pensavam terem sido descobertas.

Este papel tinha sido considerado irrelevante por ter um esboço de uma mulher, o que terá desviado a atenção dos diagramas que se encontravam abaixo e não pareciam fazer sentido. Mas afinal, demonstravam experiências sobre a medição da fricção, resultando em fórmulas que Da Vinci viria a usar durante décadas nas suas invenções e maquinarias.


Em qualquer máquina mecânica a fricção é um elemento importante, e esse era um dos aspectos que aparentemente também não passou despercebido a Leonardo Da Vinci, que assim terá "tratado do assunto" duzentos anos antes de Guillaume Amontons, um cientista francês a quem é atribuida a descoberta destas leis da fricção.

Dá que pensar que mais descobertas se poderão esconder ainda no meio de todos os rabiscos de Leonardo Da Vinci que foram considerados irrelevantes... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)