2016/07/02

Como ler livros em voz alta usando o Apachi NiFi e OCR


O Apache NiFi é uma ferramenta que facilita o processamento e tratamento de dados usando um interface gráfico fácil de utilizar, e para demonstrar a sua versatilidade, há quem até o use para ler livros de crianças em voz alta usando reconhecimento de texto e síntese de voz.

Alguém que se lembrasse que seria boa ideia criar um sistema capaz de ler histórias para os filhos, poderia nem sequer saber por onde deveria começar, uma vez que isso obrigaria a recorrer a sistemas bastante especializados. Mas com o NiFi, essa é uma tarefa que pode ser feita de forma em poucos blocos.

Bem, na verdade tudo começou com a constatação de que o NiFi não possuía nenhum módulo para fazer OCR, mas foi precisamente o que Jeremy Dyer criou, e a partir daí o processo de reconhecer transformar uma imagem de uma página de um livro, em texto que podia ser redireccionado para o sistema de síntese de voz do seu Mac, foi conseguido com meia dúzia de cliques.

Não será propriamente o tipo de uso mais habitual para o NiFi, mas servirá para demonstrar a sua versatilidade no que diz respeito a reencaminhar e processar dados.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)