2016/07/22

Elon Musk aposta nos telhados solares, mais veículos... e copiar a Uber


Elon Musk tem por hábito partilhar os seus planos com o mundo (mesmo quando é para lançar ideias futuristas como o Hyperloop) e agora revela a segunda fase do seu "master plan" que teve início com a criação da Tesla.

Desde o início que Musk não escondeu que a criação de um automóvel eléctrico de luxo era apenas um passo necessário para ganhar dinheiro para poder criar um carro mais acessível, e com esse ganhar dinheiro para criar um carro ainda mais barato acessível a grande parte da população - coisa que finalmente está em vias de concretizar com o Model 3. No entanto, outro dos seus objectivos tem sido mais complicado de atingir... a de disponibilizar energia solar para todos; e isso volta a estar em destaque no nos objectivos que define para a segunda etapa do seu plano de longo prazo.

Para esta nova fase Elon Musk coloca na lista de prioridades criar telhados solares, acessíveis e com integração directa com baterias, transformando todas as casas e edifícios em geradores de energia; numa alteração com impacto significativo e que revolucionará a infraestrutura eléctrica (e que se tornará indispensável para permitir um futuro onde apenas existam veículos eléctricos.)

Falando dos veículos, a aposta nos sistemas de condução autónoma fica clara, sendo assumido que é apenas uma questão de tempo até que esses sistemas demonstrem ser muito mais seguros que os condutores humanos; e também na expansão dos veículos Tesla a outros segmentos. Os veículos ligeiros já estão "tratados", mas a Tesla quer também ter carrinhas, camiões, e veículos de transporte colectivo para ambiente urbanos (estes últimos com menor dimensão que os autocarros actuais, mas assim ganhando maior versatilidade e podendo apanhar passageiros onde quer que estejam e levá-los até ao destino usando as rotas mais eficientes).


Em vez de imaginar um futuro onde seja desnecessário ter um veículo particular, Elon Musk aponta como alternativa uma táctica à Uber. Depois do utilizador se deslocar para casa ou trabalho no seu Tesla autónomo, poderá disponibilizar o seu carro para integrar a frota de veículos disponíveis da Tesla e ganhar dinheiro pelas viagens que fizer. É uma aposta que obrigará a repensar o custo de aquisição de um veículo, pois em vez de o deixarmos estacionado 90% do tempo (a perder dinheiro), o automóvel poderá passar a ser uma fonte de rendimento! (Ok, certamente não chegará ao ponto do carro se pagar a ele próprio, senão estaremos todos a andar de Tesla daqui por uns anos - não seria bom? :)

Apostas que têm em comum o factor de serem revolucionárias; tanto a nível da geração e distribuição de energia; como dos transportes (de carga e passageiros); como também da própria forma como a nossa sociedade olha para os automóveis.


... Esperemos que daqui por 10 anos muitos destes objectos já tenham sido concretizados, e Elon Musk nos esteja a revelar a terceira parte do seu master plan.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)