2016/07/27

Google Play reduz tamanho das apps e actualizações


Saber o tamanho de uma app na Google Play Store era uma missão impossível, mas a Google está finalmente a resolver isso e ao mesmo tempo a fazer com que as actualizações tenham um tamanho ainda mais reduzido.

Há muito que a Google recorre a um sistema de compressão diferencial que permite reduzir o tamanho das actualizações, mas agora o sistema foi afinado e torna-se ainda mais eficiente. A partir de agora, uma app poderá poupar até 12% de dados na primeira instalação, e poupar até 65% nas actualizações.

Usando como exemplo o Chrome, uma actualização "grande" (da versão M46 pra a M47) representava uma actualização com tamanho de 22.8MB, que com este novo sistema passa a ser de apenas 12.9MB. No caso de uma actualização menor, de 15.3MB, o tamanho desce de forma ainda mais significativa para apenas 3.6MB. Mesmo num mundo onde já nos habituamos que qualquer coisa ocupe centenas de megabytes (ou gigabytes), todas as poupanças são bem vindas, especialmente se estivermos a contabilizar todo e cada megabyte por forma a não ultrapassar os limites de um tarifário mobile.


Outra melhoria associada é que no Google Play passamos finalmente a ter a indicação clara de quanto teremos que descarregar tanto para uma app como para a actualização. Era vergonhoso que no passado, na maior parte das vezes apenas se fosse confrontado com um "o tamanho pode variar", e posteriormente o tamanho do APK e não da quantidade que seria efectivamente descarregada - e que no caso das actualizações se tornava ainda mais absurdo. Agora (supostamente) veremos exactamente a quantidade de dados que teremos que descarregar...

A confirmar, assim que esta actualização chegar até nós.

2 comentários:

  1. Já ficava contente se colocassem um filtro de país. O tamanho é o menos, hoje em dia compra-se um SD com 16Gb por tuta e meia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até aqui a questão do "tamanho" do download não se prendia com o espaço que iria ocupar no armazenamento, mas sim com a tomada de decisão por exemplo ao fazer uma actualização se poderemos usar os dados mobile ou esperar até termos uma ligação WiFi disponível... isto tendo em conta quem tem plafonds de dados ridículos que as operadoras costumam oferecer...

      Eliminar