2016/08/21

Airbus quer criar táxis voadores autónomos


Se a ideia da Uber avançar já este mês com automóveis autónomos na sua frota, o que dizer da proposta da Airbus que pretende criar uma rede de táxis aéreos sem condutor, prometendo começar os testes já no próximo ano?

Não faltam films de ficção científica que nos mostram as metrópoles do futuro com autênticas auto-estradas no céu por onde circulam milhares de veículos voadores. Agora, a Airbus pensa tornar essa visão realidade com o seu projecto Vahana - um projecto que aponta como sendo a solução para as necessidades de mobilidade das super-cidades do futuro, que antevê serem cada vez mais caóticas devido ao aumento populacional.

A Airbus diz que muita da tecnologia necessária para tornar este projecto realidade já existe, sendo apenas necessário desenvolver a tecnologia de gestão do controlo de tráfego aéreo que garantisse corredores de circulação ordenados e evitassem a possibilidade de colisões.

A ideia não deixa de ser interessante - de podermos voar para qualquer lado sem constrangimentos terrestres - e a Airbus diz-nos que isso poderá ser feito a custo reduzido; mas penso que a Airbus está a esquecer-se do impacto que as frotas de automóveis sem condutor terão a nível da redução do tráfego. Há estudos que referem que essa tecnologia poderá remover 90% dos carros da estrada, o que acabaria com as filas de trânsito intermináveis que muitas cidades têm actualmente (e diariamente). E sendo esse o caso, a necessidade de transportes aéreos deste tipo passaria a ser muito mais reduzido, pelo menos do ponto de vista de "evitar o trânsito".

Seja como for, esperemos que o projecto avance e seja bem sucedido... e depois fique ao critério de cada um decidir se hoje vai até ao seu destino usando um automóvel, ou um drone voador. :)

1 comentário:

  1. Não me agrada nada a ideia de carros voadores porque quando existirem nunca mais iremos estar seguros em lado nenhum. E para termos alguma segurança vamos ter que meter grades nas janelas dos apartamentos, etc. porque isso vai facilitar os assaltos. Enfim, já não vamos estar seguros em sitio nenhum porque os carros voadores podem chegar em qualquer lado!

    ResponderEliminar