2016/08/05

Facebook vai penalizar artigos "clickbait"


"Alguém fez isto ou aquilo e não vais acreditar no que aconteceu a seguir", este é apenas uma das muitas fórmulas comprovadas para criar títulos que podem aumentar o número de visitas a uma página, normalmente de qualidade "duvidosa", e que agora passarão a ser ainda mais penalizadas pelo Facebook.

Este títulos "clickbait" são concebidos única e exclusivamente com o intuito de atrair a atenção das pessoas e gerar visitas, e já se tornaram numa autêntica praga que se alastra pelas redes sociais. A não ser que estejam dispostos a activamente resistir à tentação e à curiosidade, é fácil dar-lhes o seu tão desejado "click", mesmo que logo de seguida se caia na realidade e se comprove que era um artigo sem qualquer interesse real.

Depois de já ter implementado certas medidas para evitar artigos abusivos - como aqueles que exigiam que se fizesse like antes de poder ler o resto do artigo ou ver um vídeo - o Facebook vai activar um novo sistema anti-clickbait que promete reconhecer o estilo dos títulos, e penalizar esses artigos se o seu algoritmo os considerar clickbait.

A ideia é que o título dos artigos cumpra com aquilo que se espera de um título: dar logo o essencial da informação; e no caso de títulos cujo intuito é apenas incentivar a curiosidade de modo a atrair clicks... o efeito prático será a redução da sua visibilidade entre os utilizadores do Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)