2016/08/10

Google Maps para Android ganha modo "só WiFi" e mapas offline em cartões de memória

A Google tinha prometido uma versão do Google Maps com opção para funcionar só em WiFi para poupar dados, e aqui está ela - chegando também com uma útil opção para guardar as áreas offline em cartões de memória.

Embora fosse conveniente pensar que hoje em dia todos teriam acesso "ilimitado" à internet nos seus smartphones, a realidade é que grande parte das pessoas está sujeita a uma quantidade de dados reduzido (ou nem sequer tem tarifário com dados mobile).

Há muito que o Google Maps disponibiliza uma opção para descarregar áreas do mapa para uso offline, dispensando ou reduzindo a utilização de dados móveis, mas não havia uma forma fácil de usar o Google Maps numa situação mista, em que se têm poucos dados móveis para gastar e se queria utilizá-lo mas sem gastar dados (e sem que isso implicasse desligar os dados móveis). É para isso que serve a nova opção "Wi-Fi only", que restringe a utilização de dados móveis (ainda poderá gastar alguns, mas serão mesmo muito poucos) permitindo a utilização do Google Maps nas áreas offline que se tiverem descarregado.

Estas áreas passam também a poder ser descarregadas para um cartão de memória, o que será extremamente útil nos smartphones com memória interna reduzida (modelos com 8GB e até 16GB podem facilmente obrigar a uma gestão cuidadosa do espaço livre.) A utilização de cartões de memória nos Android nem sempre tem sido feita da melhor forma, e a própria Google se afastou disso nos seus Nexus, mas é bom ver que de vez em quando ainda se lembram de quem os tem e lhes quer dar uso.

Esta actualização do Google Maps já está disponível na Play Store, e deverá chegar a todos os utilizadores ao longo dos próximos dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)