2016/08/30

Microsoft corrige finalmente bug da bateria no Surface Pro 3


Se fazem parte do grupo de pessoas com um Surface Pro 3 com autonomia reduzida, já poderão instalar a actualização que corrige esse problema - que chega tarde e ainda assim obriga os utilizadores a seguirem alguns passos que se poderão considerar descabidos.

Há alguns meses, alguns utilizadores do Surface Pro 3 descobriram que a autonomia o seu tablet tinha baixado drasticamente - nalguns casos aguentando-se apenas poucos minutos - ao ponto de pensarem que a bateria se tinha avariado. Só que, o problema não era de hardware mas sim de software, e prometeu que o mesmo seria resolvido com uma actualização, que finalmente fica disponível.

A Microsoft só reconheceu o problema como sendo um problema em Julho, após um número crescente de queixas de utilizadores; e o caso não era para menos. A MS tinha-se gabado de utilizar baterias de alta-qualidade no Surface Pro 3, que poderiam ser recarregadas diariamente e manter 80% da capacidade de carga ao fim de quatro anos. Felizmente, o problema não era a bateria em si, mas sim a forma como o nível da carga era detectado, coisa que permite a sua correcção via uma actualização.

No entanto, há também que ter em conta que há utilizadores que nos últimos dois meses (ou mais) só têm podido utilizar os seus Surface Pro 3 com o cabo de alimentação ligado, o que destrói por completo o objectivo de ter um dispositivo móvel que se possa levar para todo o lado; e não menos caricato, é que para uma empresa que anuncia o seu Windows 10 como sendo amigo do utilizador, esta actualização chega com vários "malabarismos" que terão que ser cumpridos.

Ora vejamos, para se instalar o "System Firmware Update - 8/29/2016" que corrige este bug da bateria, os utilizadores terão que:
  1. Ligar o seu Surface Pro 3 directamente à fonte de alimentação e não à Surface Docking Station
  2. Desligar todos os dispositivos USB
  3. Desligar monitores externos
  4. Verificar que o nível da bateria está pelo menos a 40%
  5. Instalar o update
  6. Após instalar o update, fazer um Restart (não fazer Shutdown)
  7. Depois de arrancar, fazer novo Restart

E só então o processo fica concluído...


É certo que será um processo que qualquer possuidor de um Surface Pro 3 fará sem hesitar, para resolver o problema da bateria... mas parece-me estar muito longe da simplicidade de utilização que qualquer utilizador esperaria de uma máquina moderna equipada com um sistema operativo moderno.

2 comentários:

  1. Não parece ser assim tão complicado e descabido :)

    Obrigado pela dica. Acabei de atualizar o meu ontem com o update do aniversário, vou tratar deste já.
    Até agora não tinha detetado problemas, mas confesso que tenho usado pouco. Menos mal, assim a pequena grande máquina fica a 100% !!!

    ResponderEliminar
  2. Não parece ser assim tão complicado e descabido :)

    Obrigado pela dica. Acabei de atualizar o meu ontem com o update do aniversário, vou tratar deste já.
    Até agora não tinha detetado problemas, mas confesso que tenho usado pouco. Menos mal, assim a pequena grande máquina fica a 100% !!!

    ResponderEliminar