2016/08/20

NASA instala nova escotilha na ISS e deixa de ficar dependente dos russos


A NASA vai instalar um novo IDA (International Docking Adapter) na ISS, que permitirá a ligação das novas gerações de cápsulas à estação espacial, e simultaneamente deixar de estar dependente da Rússia e das Soyuz.

Com o fim do programa Space Shuttle, a NASA ficou na ingrata posição de só poder enviar astronautas para a ISS apanhando boleia dos russos. Agora, com este novo IDA, a NASA poderá recorrer a alternativas, como a SpaceX e outras empresas privadas. Outro dos benefícios é que as novas cápsulas podem levar quatro astronautas (em vez dos 3 da Soyuz), o que permitirá aumentar a tripulação permanente a bordo da ISS de 6 para 7 astronautas, e aumentar o número de experiências que podem ser realizadas.


Curiosamente, não é a primeira vez que a NASA tenta instalar um destes adaptadores de ligação na ISS. Em Junho de 2015 foi enviado um a bordo de um Falcon 9 da SpaceX, mas infelizmente foi um dos lançamentos que correu mal e se desintegrou, causando um atraso de mais de um ano até que novamente se pudesse fazer nova tentativa.

O processo de instalação irá necessitar do trabalho no exterior de dois astronautas durante cerca de 6 horas, e resta esperar que tudo corra bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)