2016/08/19

T-Mobile lança novo plano ilimitado... com mais limites que nunca


Qualquer esperança de que os operadores de telecomunicações pudessem actuar com alguma decência para com os clientes desaparece ao ver-se a mais recente manobra da T-Mobile, que anuncia um novo tarifário "ilimitado" como sendo o único tarifário que os clientes irão precisar... mas que chega com mais limites que nunca!

Nos EUA a T-Mobile vai lançar um novo tarifário de dados ilimitados por $70/mês; o que até poderia parecer interessante, até se ver em que é que esse "ilimitado" consiste. Para começar, este tarifário ilimitado vem com um limite de 26GB de dados por mês; mas desenganem-se se esperarem usar alguns desses gigabytes para ver vídeos com qualidade, pois os vídeos são comprimidos para uma qualidade máxima de 480p. Caso queiram ver vídeos com mais qualidade terão que pagar mais $25/mês.

Quem esperar partilhar parte destes dados com outros dispositivos via hotspot também terá uma desagradável surpresa. Em utilização como hotspot a T-Mobile limita a velocidade dos dados a 128kbps - o que, para todos os efeitos, é o equivalente a não terem internet (uma página web com 5MB demoraria quase 1 minuto a abrir). Quem quiser mais velocidade... são mais $15 por mês.

Em suma, cada vez mais perto da assustadora realidade da qual as leis que garantem a neutralidade da net nos deveriam proteger. E está mais que visto que o "aperitivo" que os operadores vão dando (com aquelas coisas do tráfego supostamente não contabilizado para certas apps) é apenas uma forma de chegarem a esse objectivo. Resta aos consumidores mostrarem o seu desagrado relativamente a tipo de tácticas da única forma que os operadores percebem: não aderindo a estes tarifários e mudando para operadores que levem estas questões mais a sério (o difícil é encontrá-los).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)