2016/08/19

Novas baterias de lítio prometem o dobro da autonomia para 2017


O campo das baterias não tem acompanhado a evolução tecnológica que tem existido noutras áreas, mas pode ser que isso mude já no próximo ano, se a SolidEnergy cumprir com a promessa de uma nova geração de baterias de lítio com o dobro da capacidade.

Como se sentiriam se pudessem trocar a actual bateria do vosso smartphone, tablet, portátil, ou câmara, e imediatamente ter o dobro da autonomia? Seria uma melhoria revolucionária - não só para os smartphones mas, ainda mais, para os smartwatches e demais wearables de dimensão reduzida - e que a SolidEnergy diz ser possível com as baterias "lithium metal".

Estas baterias permitem armazenar a mesma quantidade de energia em metade do volume, pelo que se torna possível manter a mesma autonomia das baterias actuais com baterias muito mais compactas (lá vamos nós ver nova corrida a smartphones com poucos milímetros de espessura), ou então manter o volume e duplicar a autonomia face às actuais.

Só resta mesmo a questão de realmente cumprirem com o que prometem, pois ao longo dos anos têm sido muitos a tentar revolucionar as baterias de lítio... e todos eles têm falhado. Vamos acreditar que a SolidEnergy o consiga fazer, pois seriam excelentes notícias para todos nós - e não vamos esquecer o impacto que isto poderia ter nos veículos eléctricos, que automaticamente também poderiam ter o dobro da autonomia.

4 comentários:

  1. Tantas promessas neste campo...Mass continuamos sempre igual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é também a minha constatação no que toca a baterias: muitas promessas mas poucos resultados no nosso dia-a-dia.

      Eliminar
  2. Eu contentava-me com baterias que durassem meio dia e demorassem 10 segundos a carregar...

    ResponderEliminar