2016/08/29

Night Mode Enabler activa o modo nocturno no Android Nougat


O novo Android Nougat 7.0 vem recheado de novidades, mas uma que se faz notar pela sua ausência: um modo nocturno para o ecrã. Felizmente, há quem já tenha tratado do assunto.

Já se pode considerar standard a existência de um modo nocturno que reduza a tonalidade azulada do ecrã, de modo a reduzir o impacto no ciclo do sono (até a Apple já fez chegar isso aos seus iPhones e iPads) - pelo que seria de esperar que a Google também o fizesse neste seu novo Android.

Aliás, a presença deste modo nocturno era mais que esperada, pois a Google já o chegou a mostrar no anterior Android M, tendo depois desaparecido, reaparecido nalgumas versões de teste do Android N, mas novamente desaparecendo e não estando presente na sua versão oficial de lançamento. Mas afinal, parece que a opção está lá, mas apenas escondida, e agora temos um Night Mode Enabler na Google Play Store que permite aceder-lhe.

A opção ficará disponível no System UI Tuner (no caso de não o terem ainda activado, basta pressionar continuamente no icon da engrenagem de acesso aos settings no painel das notificações), a partir do qual terão acesso ao modo nocturo - que poderá ajustar só o brilho do ecrã, ou também a tonalidade das cores (que será o mais útil).

Uma última palavra de cautela: o facto da Google não ter disponibilizado esta funcionalidade faz antever que a mesma possa sofrer ainda de alguns bugs e/ou causar alguns efeitos indesejados. Pelo que se notarem alguma coisa problemática... estão por vossa conta (leia-se: desligar o modo nocturno.)


2 comentários:

  1. Antes usava uma app para esta finalidade que é a Twilight mas desde que tenho as preview do Android N que usado esta funcionalidade nativa do Android N, mas ao contrário do Twilight é preciso ir lá ligar manualmente. Devia ter pelo menos a opção de se ligar automaticamente depois de determinada hora.. Mas por questões de eficiência é sempre preferível usar esta funcionalidade do sistema operativo, pois em tempos usei uma app chamada screen filter que escurecia um pouco o brilho do ecrã para níveis abaixo do mínimo ajustável, que num ecrã OLED faz sentido mas passado uns tempos descobri que a app estava a prejudicar a performance e suavidade das animações pois imagino que o CPU estivesse a ser usado para calcular as cores em cada frame quando devia ser o GPU a fazer esse papel..

    ResponderEliminar
  2. Eu estou na versão final do nougat e ainda tenho a opção do Night mode. Só está acessível através das quick settings ( long press e vai para o system ui ). Posso ligar ou desligar e activar o funcionamento automático. Não posso é configurar o horário, como já foi possível fazer.
    Se aceder ao system ui, não aparece lá a opção do Night mode.
    Bug?

    ResponderEliminar