2016/08/08

Novo esquema nigeriano apanhado após ter sido infectado com o seu próprio malware


Os esquemas nigerianos já fazem parte da "internet", mas desta vez temos o caso caricato de um novo esquema ter sido detectado após os seus responsáveis terem sido infectados pelo seu próprio malware.

Existem milhões de variações dos esquemas nigerianos, e graças a um simples descuido foi descoberto mais um esquema que estaria a render vários milhões de dólares por ano a um grupo nigeriano que se dedicava a esta actividade.

Em vez de querer doar uma fortuna de algum príncipe, este esquema era bem mais produtivo, consistindo em infectar o computador das vítimas com malware que permitia fazer capturas de ecrã e tudo o que fosse escrito no teclado, sendo que o principal objectivo era chegar a empresas ou comerciantes. Depois, sempre que fossem apanhadas facturas, trocavam os dados dos pagamentos de forma a virem para a sua conta em vez dos seus fornecedores legítimos. Só quando o fornecedor se queixasse do pagamento em falta e se fosse analisar o que aconteceu, é que descobririam que o dinheiro tinha ido para outro lado... e desaparecido.



Infelizmente para estes scammers, tudo foi revelado quando alguns deles ficaram infectados acidentalmente com o seu próprio malware, o que permitiu aos investigadores de segurança ganharem acesso aos seus computadores e verem tudo o que eles faziam - tal como eles próprios faziam com as suas vítimas.

O caso está agora a ser investigado pelas autoridades nigerianas... mas fica desde já o alerta para terem cuidados redobrados ao receberem informação para fazerem pagamentos via email...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)