2016/08/10

Seagate apresenta SSD de 60TB


Ainda há dias falávamos do SSD de 15TB da Samsung e eis que a Seagate vem estragar a festa com a apresentação de um SSD SAS de 3.5" com 60TB.

Tal com acontecia com o SSD de 15TB, este SSD de 60TB da Seagate destina-se ao segmento profissional onde o factor custo seja secundário face à densidade de informação armazenada e ao seu tempo de acesso imediato. Com 60TB no formato de um disco de 3.5" é possível acumularem-se dezenas de petabytes num rack, e a própria Seagate faz questão de referir que o este formato o torna mais atractivo (em termos de volume ocupado) do que usar dois discos de 2.5" com 15TB.

No entanto há também que referir que, enquanto o SSD de 15TB da Samsung está disponível no mercado, este de 60TB da Seagate é por agora apenas um produto de demonstração, sendo que a sua chegada ao mercado está prometida apenas para "algures" em 2017.

Quanto ao preço, se o SSD de 15TB da Samsung já vai  para os 10 mil dólares, bem que podem fazer as contas sobre o preço para que irá este SSD de 60TB. Felizmente, daqui por uma década estaremos todos a rir-nos do tempo em que SSDs de 60TB custavam uma fortuna... enquanto vamos metendo um microSSDs de 128TB nos nossos hiper-phones com câmaras Super Hi-Vision 16K.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)