2016/09/13

Actualização para iOS 10 está a encravar iPhones e iPads


Ficou hoje disponível o novo iOS 10 e watchOS 3 da Apple, mas parece que a marca de Cupertino está solidária com a barracada dos Galaxy Note 7 explosivos e também está a seguir o exemplo (sem explosões) com uma actualização que está a encravar iPhones e iPads.

Diz a voz da experiência que nunca nos devemos aventurar nas actualizações assim que elas ficam disponíveis, e quem tiver dado ouvidos a essa voz irá ficar satisfeito por saber que este é mais um dos casos em que deviam ter seguido esse conselho. Inúmeros utilizadores estão a ficar com os iPhones e iPads encravados durante o processo de actualização para o iOS 10, sendo necessário seguir o processo de restauro ligando os seus dispositivos ao iTunes.

É uma situação nada agradável, especialmente para todos os que se tiverem aventurado a fazer a actualização longe de casa (dica nº2: nunca fazer uma actualização sem se estar em casa ou sem acesso a computadores que permitam pesquisar e recuperar dos potenciais problemas que daí  possam advir); e muito menos para aqueles que já abdicaram de usar o iTunes há anos - desde que a Apple nos permitiu fazê-lo (como eu!)

Curiosamente, também eu tinha planeado aguardar um dia ou dois antes de fazer a actualização, já por causa destas coisas... mas depois reconsiderei, com o célebre "what could go wrong?" no pensamento... e lá avancei com a actualização, que felizmente correu bem! Seja como for, a recomendação da Apple neste momento é a de que a actualização seja feita via iTunes (blargh), ou então convém aguardarem mais uns dias até que chegue uma actualização para a actualização...


... Sem dúvida que teria sido bastante irónico se esta actualização tivesse encravado os iPhones e iPads de forma definitiva, e tivessem que ser substituídos pela Apple. :)

6 comentários:

  1. Uma actualização para a actualização !

    ResponderEliminar
  2. iPhone 6 e iPad Air actualizados sem qualquer problema!

    ResponderEliminar
  3. Nunca vi um iPhone definitivamente "brickado" numa actualização ou por qualquer motivo relacionado com software. Dá sempre, sempre, para repor. E olhem que já fiz essa tarefa dezenas, senão mesmo mais de uma centena de vezes, na minha vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso apresentar-te um caso, de um bug do tempo do 3GS, em que ver uma simples imagem brickou um iPhone definitivamente... Nem com restauro lá foi. :)

      Eliminar
  4. iPhone 6s, iPhone 5 e iPad actualizados sem problemas.

    ResponderEliminar
  5. comparar uma actualizacao que deu barraca e que se resolve com note7 que explode... enfim... :) mas lá está eu também nunca faço as actualizações assim que surjem. tanto que já existe o 10.0.1...

    ResponderEliminar