2016/09/17

App IP Webcam transforma Androids em câmaras de vigilância


Hoje em dia podemos encontrar câmaras IP a preço bastante acessível, mas para aqueles casos em que preferirem dar uso a um smartphone Android antigo, há uma forma bastante fácil e prática de os transformar em câmaras de vigilância.

Se no outro dia falamos da app TinyCam Monitor que permite usar um smartphone ou tablet Android para ver câmaras de vigilância, hoje vamos falar de uma app que faz a função complementar: transforma o smartphone na dita câmara de vigilância: a app IP Webcam.

A app está disponível em versão gratuita, com publicidade e watermark no vídeo, e que permite avaliar a maioria das suas funcionalidades; sendo que com a versão paga livram-se da publicidade e marcas no vídeo... e ganham também integração com o Tasker e interface completamente personalizável.


A app pode fazer detecção de vídeo, detecção de som, enviar vídeo para o Dropbox, FTP, e email; apresentar informação de sensores para visualização remota, enviar notificações para a detecção de movimento ou barulho; e muito mais (incluindo a opção de como querem apresentar o vídeo, se usando Flash, Javascript, Java, etc.).

Tal como acontece numa câmara IP, o mais complicado não é colocar a câmara a funcionar, mas depois tratar da configuração que permita aceder à câmara quando se está fora de casa; coisa que normalmente implica andar a mexer nas configurações do router - mas que poderão espreitar este instructable sobre o processo de utilizar um smartphone Android como câmara IP.

Dito isto, a minha recomendação continua a ser optar por uma câmara IP dedicada; já que podem encontrar câmaras IP pan-tilt com WiFi por apenas de 20 euros!

1 comentário:

  1. Uso há muito e gosto. Tenho um par de telemóveis antigos a rolar com a ap e funciona bem. O interface no browser tem excelentes configurações.

    ResponderEliminar