2016/09/19

Google Allo chega esta semana mas arrisca-se a repetir o "fracasso" do Duo


Depois de nos ter mostrado os seus novos Allo e Duo em Maio, e lançado o Duo em Agosto, parece que finalmente estamos prestes a poder experimentar a sua nova app Allo de mensagens directas... que desde logo se arrisca a seguir o mesmo caminho que da outra app.

A Google parece não estar ainda com um rumo bem definido depois do desaire do Google+, e isso parece fazer-se sentir também nos serviços de comunicações. Embora a Google tenha o Hangouts, que já reúne um vasto conjunto de características e potencialidades, que vão das mensagens de texto à videochamada em grupo, e até coisas como a partilha de ecrãs; decidiu que se justificava lançar duas novas apps: a Duo, dedicada às videochamadas, e a Allo, para as mensagens.

Aspectos técnicos à parte, a principal diferença é que estas apps nem sequer obrigam a que os utilizadores tenham uma conta Google. Só precisam ter um número de telemóvel e já está, o que simplifica imensamente o processo de utilizar a app inicialmente. Só que não há falta de apps que fazem isso, em separado ou até em conjunto, e nem mesmo com a Google a fazer publicidade à Duo na sua homepage a app parece estar a atrair utilizadores.

Isto é.... não faltam pessoas que a descarregaram (mais de 10 milhões)... mas pessoas que a utilizem, parece ser bastante mais complicado. Nos tops de apps gratuitas a Duo está muito cá para baixo, o que não é bom sinal quando no top 10 se descobrem apps como o Messenger, WhatsApp e Snapchat... cuja utilização dispensa a necessidade de recorrer a essas apps alternativas da Google.

Não é um problema fácil de resolver, pois aqui nem se trata da questão das apps serem boas ou más, mas simplesmente de ter que vencer a inércia e tentar convencer milhões de utilizadores, que já usam outras apps para falar com os seus amigos, de que vale a pena mudarem para uma nova... (quando a maioria deles já se sentirá satisfeita com as apps que utilizam.)

1 comentário:

  1. Rápido > Simples > Leve > Directo

    Os serviços de comunicações estão saturados e este tipo de apps são uma lufada de ar fresco. A "inércia" é o pior dos problemas para resolver.

    ResponderEliminar