2016/09/11

HemaApp detecta anemias usando a câmara do smartphone


Os smartphones têm vindo a acumular um número crescente de sensores, mas não menos importante é dar uso às coisas que já têm de forma inovador e de utilidade para o público: como faz a HemaApp, que permite detectar anemias sem necessidade de recorre a agulhas ou amostras de sangue.

Embora nas gerações mais recentes de smartphones já se comecem a ver modelos equipados com sensores de frequência cardíaca, esta HemaApp volta a recorrer à técnica que era utilizada antes disso acontecer, usando a luz do flash e a câmara para fazer as suas medições.

Usando apenas isso, a HemaApp consegue fazer uma estimativa bastante fiável do nível de hemoglobina no sangue, e detectar potenciais situações de anemia que obriguem a uma análise mais aprofundada. Para resultados ainda melhores os investigadores recomendam a utilização de uma fonte de luz adicional, quer seja uma lâmpada forte ou uma luz LED (que poderá estar integrada na capa do smartphone), em cujo caso a fiabilidade da app sobe para níveis idênticos às de máquinas profissionais.

Os profissionais de saúde (e até pessoas que possam estar em grupos de risco, ou que simplesmente desejem saber como anda o seu sangue) ficam assim com mais uma ferramenta que poderá auxiliar os diagnósticos, mesmo em locais onde seja difícil ter acesso a equipamento especializado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)