2016/09/04

Moto Z ganha módulo Hasselblad True Zoom com zoom óptico de 10x


Se por um lado a Google anuncia o fim do seu smartphone modular Ara, a Motorola apresenta-nos os Moto Mod, que permitirão adicionar aos smartphones compatíveis coisas como uma câmara digital da Hasselblad com zoom óptico de 10x (entre outras coisas).

A família Motorola Moto Z conta smartphones ultra-finos (5.19mm) e com características interessantes: AMOLED de 5.5" (2560x1440), Snapdragon 820, 4GB RAM, etc. Mas a sua característica mais incomum é ter um conjunto de contactos na parte traseira que podem ser usados para expandir as suas funcionalidades usando módulos adicionais, os Moto Mods, nos quais se inclui este Hasselblad True Zoom.



Este módulo é basicamente uma câmara digital completa, contando com um sensor de 12MP de 1/2.3", zoom óptico de 10x (equivalente a 25-250mm), e flash. Tirando partido da reduzida espessura do Moto Z Droid, o resultado do conjunto (não esquecendo que só este módulo da câmara é mais pesado e grosso que o smartphone) continua a ser bastante aceitável e compacto.

Mas a grande questão que se coloca é se, com um preço de $299 para esta módulo da câmara, a maioria das pessoas não optará por comprar uma câmara digital convencional, que funcionará de forma independente e não causará constrangimentos caso se deseje trocar de smartphone daqui por um ou dois anos.

Ainda assim, não deixa de ser um conceito curioso, e que aposta numa uniformização do design físicos dos vários smartphones da família Moto Z, de modo a serem compatíveis com estes Moto Mods, que para além desta câmara contam com coisas como baterias extra, colunas, e até projectores.



6 comentários:

  1. 300 dolares por uma camera que tem o tamanho do sensor de um telemóvel e com uma abertura de 3.5 a 6.5, para fazerem semelhante barbaridade mais valia estarem quietos. A própria camera do telemóvel tem melhores especificações do que este modulo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deixa de ser uma péssima e overpriced camera, nas reviews que vi não tira fotos nada de geito na verdade parecem saídas de um telefone midrange de há uns dois anos. por 300 euros dá para comprar uma compact camera como a GF7 com uma qualidade de imagem imensamente superior e com tamanho semelhante.

      Eliminar
    2. por outro lado penso que os motomods sejam uma excelente ideia, o da jbl e o projector são muito interessantes porque estes ssim estão bem feitos e acrescentam uma funcionalidade que pode ser util.

      Eliminar
  2. Penso que um smartphone com AMOLED de 5.5" (2560x1440), Snapdragon 820, 4GB RAM será ainda actual dentro de dois anos.
    Os mods também podem ser compatíveis com os futuros smartphones.
    A ideia não é de toda descabida, podiam voltar a ideia de ligar a um monitor e um teclado/rato. :)

    ResponderEliminar
  3. Acho a ideia mt boa, os MotoMods em geral e câmera em concreto são de facto mais valias, e podem fazer a diferença na hora de escolher o telemóvel.

    Contudo, esta câmara, quer o preço, mas sobretudo nas espeficiações, fica um pouco aquém do que seria desejável. Objectivo é ir além do que já temos com um bom telelmóvel, e creio que o zoom optico de 10x sendo bastante interessante, não é suficiente.

    ResponderEliminar