2016/09/11

Proposta do fim do roaming com limites retirada por ordem do Presidente da CE


A proposta para o fim das taxas de roaming na Europa com limite máximo de 30 dias parece ter gerado polémica suficiente para ter sido retirada por ordem do próprio Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia.

Afinal não fomos só nos a achar que os limites de 30 dias consecutivos e um total de 90 dias por anos a serem algo que fica bem aquém da promessa do "fim do roaming na Europa" que tanto nos foi prometido ao longo dos últimos anos. Grupos de defesa dos consumidores e defensores dos direitos digitais insurgiram-se também contra esta proposta, acusando-a de cederem aos interesses das empresas de telecomunicações em prejuízo dos consumidores europeus.

Infelizmente, sabemos bem que a nossa Europa "unida" mantém ainda muitas fronteiras que nos relembram do contrário, incluindo as fronteiras a nível dos serviços digitais e de telecomunicações. O fim do roaming, mais que uma melhoria prática (que percentagem de portugueses dá, ou daria, uso regular ao roaming?) serviria principalmente como uma demonstração de que o espaço único Europeu seria mesmo para levar a sério, e que nesta altura já não há qualquer justificação para que sejam cobradas taxas adicionais - aliás, bastará pensar naqueles casos em que até se está a usar precisamente o mesmo operador, ou pertencendo ao mesmo grupo.

Por isso, é bom ver que o próprio Presidente Junker tenha achado que a proposta não estava altura do que se pretendia... Resta-nos apenas esperar que as alterações que forem feitas não sejam... para pior!

3 comentários:

  1. Pois, mas seria um bom primeiro passo. para a maioria 90 dias no estrangeiro por ano é mais q suficiente. agora é esperar mais uns tantos até seja encontrado uma solução.

    ResponderEliminar
  2. Isso significa que posso contratar uma operadora estrangeira mesmo vivendo em Portugal? Isso era maravilhoso!

    ResponderEliminar
  3. Presidente? não me recordo de ter votado em ninguém chamado Junckers, junker,,, ou junk... a nova ordem chega e as pessoas só estão preocupadas se tem chamadas mais baratas :) viva o admirável mundo novo... o roaming não existe visto do espaço amigos ;) é uma ilusão criada pelos junkers deste mundo

    ResponderEliminar