2016/09/08

Raspberry Pi chega aos 10 milhões e ganha starter kit

O Raspberry Pi foi um sucesso desde o primeiro dia, mas poucos imaginariam que em menos de 5 anos o económico micro-computador chegaria aos 10 milhões de unidades vendidas, marco que é celebrado com o lançamento de um starter kit que facilita a vida a quem se quiser iniciar neste mundo.

O Raspberry Pi já vai na sua terceira versão e já deu origem a variantes como o Pi Zero, e o sucesso deste projecto que pretendia criar um computador potente a custo acessível fica mais que demonstrado pelo facto de ter atingido os 10 milhões de Raspberry Pi's vendidos.

Parte do segredo de disponibilizar o Pi a baixo custo passava por o vender sem nenhum dos acessórios que seria necessário para lhe dar uso (coisas como a fonte de alimentação, cabos, teclado, rato, etc.) e, que obviamente levou a que alguns dos parceiros e lojas o fizessem. Mas para celebrar esta ocasião, temos agora direito a um starter kit oficial do Raspberry Pi, que inclui:

  • Raspberry Pi 3 Model B
  • Cartão de memória SD de 8GB (NOOBS*)
  • Caixa oficial
  • Fonte de alimentação de 2.5A oficial (com adaptadores de tomada)
  • Cabo HDMI de 1m,
  • Rato óptico e mini-teclado
  • Exemplar do livro "Adventures in Raspberry Pi - Foundation Edition"

* - o NOOBS permite que o utilizador arranque uma variedade de sistemas à escolha do utilizador: Raspbian; Pidora; OpenElec; RaspBMC; RISC OS; Arch; etc.


Este starter kit tem um custo de £99+VAT o que, segundo as minhas contas, o deixa perto dos 140 euros. É um valor bem mais elevado que o apelativo preço reduzido do Raspberry Pi "avulso", mas que acaba por ser o valor mais realista para quem se pretende aventurar no mundo dos Pi (no entanto, ter em conta que provavelmente poderão fazê-lo de forma mais económica caso já tenham uma fonte de alimentação, teclado e rato - como me parece que seja altamente provável para a grande maioria dos interessados nestas coisas.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)