2016/09/09

Truecaller finalmente funciona como devia com o iOS 10

A app Truecaller permite identificar números desconhecidos e alertar-nos para chamadas potencialmente indesejadas, e com a chegada do iOS 10 vai finalmente funcionar como se esperaria nos iPhones.

O Truecaller está disponível para iOS há bastante tempo, mas o seu método de funcionamento não era prático - devido às restrições de segurança do iOS que impediam que a mesma se intrometesse no processo de chamadas telefónicas. Ou seja, o utilizador apenas podia pesquisar para saber quem lhe tinha tentado telefonar após ter cancelado a chamada e abrindo a app manualmente. Felizmente com o iOS 10 isso fica resolvido.

No iOS 10 a Apple disponibiliza o CallKit Extension aos developers, o que permite a fácil integração de serviços de identificação e bloqueio de chamadas indesejadas. Ou seja, também os utilizadores com iPhones poderão ver imediatamente a identificação da chamada em tempo real, antes de a receberem.



Para além disto, o Truecaller também disponibilizará a opção de cada utilizador criar a sua própria lista de contactos que serão automaticamente bloqueados - assim facilitando a gestão de casos de telefonemas abusivos ou indesejados.

Mais uma vez, foi algo que tardou a chegar ao iOS (face ao Android), mas que surge com uma forma de implementação que disponibiliza aquilo que se deseja sem dar grande margem para que developers mal intencionados tirem partido disto de forma abusiva (por exemplo, as apps continuam sem poder fazer chamadas telefónicas directamente.)


O iOS 10 fica disponível a 13 de Setembro, suportando o iPhone 5 e mais recentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)