2016/10/26
Apple confirma MacBooks com Touch ID e barra touch OLED
A Apple vai revelar os seus novos Macs amanhã, mas uma coisa parece ficar confirmada desde já: a presença da barra OLED sensível ao toque a substituir as teclas de função, e também um sensor Touch ID.
Os rumores há muito que apontavam para a presença de ambos os elementos nos novos MacBooks (que estão desesperadamente a precisar de serem actualizados) mas a confirmação chega-nos da própria Apple... embora indirectamente.
No macOS Sierra 10.12.1 vinham escondidas imagens relacionadas com o Apple Pay, incluindo uma onde é visível um dos novos MacBooks, com a barra OLED (que se pensa que irá ser chamada Magic Toolbar) sensível ao toque a substituir as teclas de função e com um sensor Touch ID no lado direito, perto do local onde teríamos o botão de power - faltando saber se o Touch ID estará integrado num botão ou se será apenas "touch" e usando haptic feedback.
Embora não se tenha uma visão da parte lateral para estimar a espessura e portas existentes, espera-se que estes MacBooks sejam ainda mais finos (que poderá ser inferido pelo aspecto das teclas, também elas mais planas, ao estilo do Retina MacBook). Algo que é visível, no entanto, é a presença do que parecem ser colunas stereo colocadas à esquerda e direita do teclado - com alumínio perfurado nessas áreas (a não ser que a Apple decidisse usar isso para efeitos de ventilação.)
Saberemos amanhã, mas a parte da touchbar OLED parece-me uma excelente iniciativa que poderá vir a ajudar a popularizar os "second screens" acessórios que possam funcionar para aumentar as funcionalidades dos programas que se estiver a usar.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
La se foi o esc..
ResponderEliminarNão... continuará a lá estar (até na imagem tens lá o "cancel") :)
EliminarA funcionalidade das "function keys" continuará a estar lá, tens apenas a vantagem de poder expandir o seu funcionamento. Em vez de teres um "F7" que ninguém saberá bem o que faz, podes ter uma tecla com um nome/simbolo mais descritivo.
Amanhã, vamos ver como se ai ter acesso ao luz do telhado e ao brilho do monitor. Acho que estão a complicar.
EliminarInteressante, mas mais interessante seria se se cumprisse o rumor de as próprias teclas todas fossem assim, deixando portanto de haver "incompatibilidades" entre teclados de diferentes línguas.
ResponderEliminarPara comer bateria à força toda...
EliminarSe as teclas fossem écrans e-ink como apontavam alguns rumores, o consumo seria negligenciável.
EliminarMesmo a barra OLED também terá um consumo insignificante. Vai ser curioso é ver que tal se comporta à luz do Sol... (embora não me pareça que a maioria dos utilizadores de MacBooks o usem nas esplanadas ou sentados no jardim... :)
Eliminarnoooo, o lenovo x1 carbon voltou atras, os programadores deixaram de os comprar...
ResponderEliminar