2016/10/24

Apple e Google estão a matar o contraste na web

Se têm sentido cada vez mais dificuldade a ler coisas no ecrã dos vossos computadores e smartphones, o problema poderá não ser o cansaço dos vossos olhos, mas sim as tendências mais modernas de design de gigantes como a Apple e a Google, e que têm reduzido cada vez mais o contraste dos textos.

Em coisas de design é sempre difícil agradar a todos, mas penso que na questão do contraste se está perante algo quantificável e que não deve apresentar grandes dúvidas. Mas infelizmente é isso mesmo que está a acontecer, com o resultado a tornar a web cada vez mais difícil de ler.


A página do Google App Engine pode servir de exemplo do que se tem passado, em que o anterior aspecto tradicional com texto preto, links azuis sublinhados, e tabelas facilmente perceptíveis, foi substituído por um oceano de vários tons de cinzentos, incluindo alguns na tabela que provavelmente nem serão visíveis em monitores com painéis LCDs mais "baratuchos".

O caso torna-se ainda mais caricato pois tanto a Apple como a Google têm guias de design que recomendam aos developers que utilizem textos com um grau mínimo de contraste de 7:1.


E sabem a melhor parte... a página da Apple que faz esta recomendação tem um contraste de apenas 5.5:1; e a da Google acaba por resultado num contraste ainda inferior de 4.6:1 devido à recomendação de se utilizar uma opacidade de 54%.

Talvez à medida que mais developers e designers nestas empresas comecem a envelhecer, comecem a prestar um pouco mais de atenção à legibilidade do que ao design puro... porque senão, daqui a mais alguns anos arriscamos-nos a estar a olhar para ecrãs completamente cinzentos, e onde temos que pedir à Siri ou Google Assistant que nos leiam o que lá está. :P

3 comentários:

  1. Eu se estiver a ler um artigo com o fundo branco no meu Nexus 6P (que usa um ecrã OLED) normalmente ligo a opção de inverter as cores que gasta menos bateria e fica com umas copres mais proximas dos altigos CRT que apenas as letras ficavam iluminadas.. e à noite usava muito o night mode que mete tudo com um tom amarelado e com menos brilho, mas agora como novo Android 7.1 beta no Nexus 6P desapareceu esta opção :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é uma vergonha... http://abertoatedemadrugada.com/2016/10/night-light-e-gestos-no-sensor-de.html

      Eliminar
  2. Está na moda!!!
    E se esta moda continuar a evoluir preparem-se para a net invisível!

    ResponderEliminar