2016/10/22

Curso de iniciação na impressão 3D gratuito no Instructables


Agora que as impressoras 3D estão mais acessíveis que nunca, é o momento ideal para os interessados nestas tecnologias aprenderem como tudo funciona, e o Instructables disponibiliza um curso gratuito que poderá providenciar uma valiosa ajuda.

Este curso de iniciação à impressão 3D consiste em 16 aulas que podem ser seguidas ao ritmo de cada um e que abordam coisas que vão desde a criação de um objecto 3D no computador (neste caso usando o Fusion 360 da Autodesk - que podem utilizar gratuitamente se se registarem como estudantes, startups ou entusiastas) à preparação para a impressão em 3D, e à criação de peças progressivamente mais avançadas: com encaixes, com estruturas de suporte, com partes móveis, etc.

São abordados detalhes como a preparação das peças para que possam ser aparafusadas, que muitas vezes se torna essencial quando se estão a imprimir coisas que depois queremos fixar com segurança em qualquer lado; e também técnicas de modelação mais avançadas que permitirão criar objectos mais "orgânicos" e não apenas peças com base geométrica. Também há aulas que dão boas dicas sobre o processo de desenhar esboços das peças no papel, incluindo alguns truques sobre como desenhar linhas direitas e círculos mais perfeitos (ideal para quem já tiver esquecido as coisas que aprendeu - ou que não chegou a aprender - na escola) e que serão úteis mesmo para quem não tiver uma impressora 3D disponível.

Vale a pena espreitarem... vão ver que a impressão 3D (e modelação 3D) acaba por ser mais simples do que imaginam, e simultaneamente, ganham mais uma competência que se arrisca a tornar essencial para o futuro. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)