2016/10/03

Drone delftAcopter combina as vantagens dos helicópteros e aviões


Voar como avião mas aterrar e levantar como um helicóptero, sem necessitar de mecanismos complicados, é isso que promete este delftAcopter, que poderá muito bem vir a tornar-se bastante popular para os sistemas de entregas urgentes.

Estamos habituados a ver "drones" com sistemas de múltiplas hélices horizontais, que lhes dão grande versatilidade mas que não são propriamente a forma mais eficiente de voar. A utilização de asas e hélice propulsora na vertical, como um avião, permite maiores velocidades, autonomia e eficiência, mas em contrapartida também dificulta as operações de descolagem e aterragem. Há aeronaves que tentam combinar o melhor dos dois mundos, mas normalmente necessitam de sistemas mecânicos complexos; mas no caso deste delftAcopter (Delta-wing Electric Longrange Transitioning Autonomous Helicopter) isso é feito de forma simplificada e usando uma única hélice de helicóptero que também lhe permite voar como uma avião.

Para se ter uma ideia, enquanto em modo "helicóptero", é necessário que a hélice gire a 1550rpm para pairar no ar; mas em voo horizontal, basta manter uma rotação de 450rpm para voar. Isso, aliado a uma autonomia para cerca de 1h de voo, permite-lhe um raio de acção de 60km, e com a vantagem de poder levantar e aterrar em praticamente qualquer local, e com elevada precisão.

A equipa que o criou avança com o seu potencial para entregar medicamentos urgentes, mas facilmente se pode imaginar que mesmo para utilizações mais "comerciais", não deverá haver falta de interessados... especialmente para aqueles que não se importam de pagar um pouco mais para os transportes super-expresso!


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)