2016/10/03

Notícias do dia

A Uber já permite o agendamento de viagens em Lisboa e Porto; os novos Google Pixel foram revelados antes do tempo; fabricante de bicicletas embala-as como TVs para reduzir danos de transporte; hacker divulga source code da botnet Mirai que pode infectar centenas de milhares de câmaras; as primeiras impressões sobre os óculos PlayStation VR que chegam a Portugal na próxima semana; o programa CrowdNett subsidia Tesla Powerwalls para criar uma rede de energia distribuída; e o Firefox pode vir a usar plugins do Chrome para reduzir custos.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixes de responder à última pergunta para o gadget da semana; e que também já está criado o evento para o nosso jantar Aberto até de Madrugada em Lisboa na próxima sexta-feira (mais detalhes no final).

WeChat facilita a criação de apps por todos e para todos



As apps de mensagens ocidentais têm-se apressado a tentar seguir os passos do WeChat, mas a verdade é que não vai ser fácil acompanhar a mais popular app chinesa que foi precursora na transformação das apps de mensagens em "plataformas". Se por estes lados já assistimos à criação de apps de mensagens simplificadas para quem não quiser/puder usar apps cada vez mais pesadas, na China o WeChat avança com uma nova funcionalidade que visa facilitar a criação de "mini-apps" que podem ser usadas dentro da app.

De referir que o WeChat já conta com milhares de apps disponíveis, que permitem aos seus utilizadores fazer coisas como, chamar táxis, encomendar comida, fazer compras, e muito mais, sem terem que sair da app; e ao facilitarem o processo de criação destas mini-apps, acabam por conseguir replicar o sucesso do formato "app store", mas em que em vez de um sistema operativo como o Android/iOS, o "sistema operativo" é o próprio WeChat (que para muitas pessoas se tornará na única app que utilizam no seu dia a dia.)


Arduino (.cc) e Arduino (.org) fazem as pazes



Parece que finalmente os envolvidos nos casos Arduino vs Arduino chegaram à conclusão que têm mais a ganhar em juntarem esforços e colaborarem do que perderem tempo em guerras nos tribunais. As empresas Arduino LLC (que detém o site arduino.cc)  Arduino SRL (que tem o arduino.org) chegaram a acordo e o Arduino irá ficar sob a alçada de uma nova Arduino Holding para a comercialização dos produtos, que será acompanhada por uma fundação sem fins-lucrativos responsável pelo desenvolvimento do ambiente de programação e a gestão da comunidade.


TomTom ajuda a encontrar estacionamento na rua



Depois de ajudar os condutores a encontrarem locais para estacionar em parques de estacionamento, a TomTom vai agora ajudar a encontrar lugares de estacionamento na rua com o novo serviço: TomTom On-Street Parking. Com este serviço os condutores terão acesso a informação que lhes indica os locais mais prováveis onde poderá encontrar lugares vagos para estacionar, assim como o tempo médio de procura de estacionamento, e também os preços.

Se por agora o serviço visa ajudar os condutores, a ideia é que no futuro possa ser usado pelos automóveis autónomos para lhes indicar onde poderão estacionar sozinhos. Por agora o On-Street Parking estará disponível para Bruxelas, Copenhaga, Marselha, Paris, Berlim, Colónia, Dusseldorf, Frankfurt, Hamburgo, Munique, Estugarda, Milão, Roma, Turim, Amesterdão, Roterdão, Oslo, Moscovo, Barcelona, Madrid, Valência, Gotemburgo, Estocolmo, Birmingham e Londres; com a promessa de expansão a mais cidades no futuro.


Microsoft apaixonada pelo Linux e open source



Em tempos seria considerado sacrilégio falar de Microsoft, open source e Linux na mesma frase; mas os tempos mudam, e a Microsoft de hoje não tem problemas em declarar publicamente o seu amor pelo open source e Linux - por muita desconfiança com que isso seja encarado por muitos.

O Microsoft loves Linux (pdf link) é uma pequena brochura que relembra como a sua cloud acolhe a mais variada gama de plataformas, e também que a MS se tornou na maior contribuidora para projectos open source no GitHub. Uma boa aposta que certamente irá dar os seus frutos a longo prazo...


Jantar "Aberto até de Madrugada" em Lisboa



Tal como prometido, vamos aproveitar o Pixels Camp para fazer mais uma edição dos nossos jantares na capital, já na próxima sexta-feira, dia 7 de Outubro. Agradeço apenas que os interessados façam a inscrição no evento do Facebook até quarta-feira, para fazermos a marcação no restaurante (ainda a definir, em função do número de interessados, mas com preferência por locais perto do LX Factory onde decorre o Pixels Camp).

P.S. Porquê evento no Facebook? Porque estou farto que o novo Google+ nem sequer tenha secção de eventos e nos peça para usarmos o Google+ antigo para termos acesso a a isso. O Facebook certamente agradece esse desinteresse da Google nos eventos...


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)