2016/10/18

Dyslexie quer facilitar a leitura a disléxicos


Quem sofre de dislexia tem uma enorme dificuldade em ler, mas há um projecto no Kicktarter que pretende dar uma ajuda criando um tipo de letra que permitirá uma mais fácil leitura por disléxicos.

Será complicado para uma pessoa sem este problema imaginar o que é lutar constantemente com as palavras escritas, mas algumas das descrições referem que facilmente se confundem letras com outras invertidas (como p, q, d, b) ou palavras completas podem parecer invertidas ou com sílabas trocadas.

Este Dyslexie recorre a um novo tipo de letra que quebra praticamente todas as regras tradicionais do design convencional, optando por usar espaçamento diferente, proporções diferentes e todo um sem número de truques que podem parecer subtis mas criam a diferenciação suficiente para que um disléxico melhor consiga identificar as letras.

O tipo de letra já está disponível gratuitamente para os browsers mas o objecto do projecto é criar um conversor para PDFs, um add-on para os browsers, e também uma app para iOS e Android caso se supere o objectivo pretendido.

Os preços começam nos 7 euros para qualquer uma das ferramentas (licença de utilização para 1 ano) e sem dúvida que será um pequeno preço a pagar por quem vê as letras a dançar em frente aos seus olhos e procura todas as ferramentas para tornar essa actividade menos desesperante.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)