2016/10/01

goTenna Mesh permite criar uma rede mesh em zonas sem cobertura


A goTenna está de regresso e, depois de nos ter trazido um extensor de bluetooth para 80km, aposta agora numa antena mais compacta e com menor alcance, mas que pode criar uma rede mesh configurada automaticamente para enviar mensagens mesmo em áreas sem cobertura oficial.

Embora a maior parte das pessoas se possa dar ao luxo de depender de redes WiFi ou cobertura 3G/4G, há ainda muitas situações em que somos confrontados a lidar com a falta de rede (por exemplo, quem gosta de passear por áreas remotas). Apps como o FireChat contornam isso usando o Bluetooth e WiFi directo para permitirem as comunicações sem necessidade de uma ligação à internet ou rede, e este goTenna Mesh leva o conceito ainda mais longe.

Com estas pequenas antenas compactas, que se ligam via bluetooth ao smartphone, são os próprios utilizadores que criam a sua própria rede. É o equivalente a adicionar um "walkie-talkie" ao nosso smartphone, mas com a vantagem adicional destes dispositivos poderem criar uma rede mesh, em que umas antenas podem servir para retransmitir as mensagens de outras, assim expandindo o alcance da rede e a comunicação entre pessoas que poderão estar muito mais afastadas e sem ligação directa.

É o tipo de acessório que será de especial interesse para grupos de pessoas que tenham por hábito ir para zonas onde a rede é imprevisível ou inexistente, e que assim funcionará como uma "rede" de segurança que permitirá as comunicações sem depender de nenhuma rede externa.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)