2016/10/25

iOS 10.1 chega com Portrait em versão beta


A Apple já lançou o iOS 10.1, que vem corrigir alguns bugs mas onde a novidade mais visível será a disponibilização do modo "portrait" que permite simular a profundidade de campo nas fotos tiradas com o iPhone 7 Plus.

Tinha sido um pouco estranho a Apple lançar o iPhone 7 (Plus) sem uma das funcionalidades mais aguardadas e desejadas - o modo que simula um efeito idêntico ao obtido pelas câmaras DSLR e com lentes/aberturas que permitem seleccionar uma profundidade de campo reduzida, criando o efeito de manter focado aquilo que se deseja e tudo o resto desfocado.

Recriar este efeito com as câmaras dos smartphones obriga a bastante trabalho, e no caso da Apple isso passa por usar as duas câmaras do iPhone 7 Plus para criar uma imagem em 3D em que depois é aplicado o efeito de forma progressiva em cada distância.


O efeito nunca conseguirá ser tão real como o obtido opticamente por uma DSLR, mas há que lembrar que basta que o efeito seja "suficientemente bom" para que a maioria dos utilizadores não pense mais no assunto. E pelo que se pode ir vendo dos exemplos que vão surgindo, parece-me que não haverá muitos motivos de queixa - embora esta versão que chega no iOS 10.1 continue a ser uma versão beta que poderá ainda receber mais alguns melhoramentos.

Para além do portrait, o iOS 10.1 vem com correcções que prometem resolver coisas como a ligação bluetooth a certos dispositivos (passa a ser possível usar novamente smartwatches Android Wear com o iOS), melhorias no AirPlay mirroring, possibilidade de ver os efeitos no Messages mesmo com a opção "reduce motion", um bug que podia fazer com que um alarme não tocasse (lá se vai a desculpa para quem chegar tarde), e muitos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)