2016/10/22

NASA avista Schiaparelli em Marte


A chegada da ExoMars a Marte foi um sucesso, mas o silêncio do módulo de descida Schiaparelli fazia temer o pior. Felizmente, podemos juntar mais alguns dados a este mistério, pois a NASA parece ter conseguido localizar o Schiaparelli (ou o que restar dele) no solo.

O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA detectou algumas alterações no solo marciano entre o "antes" e "depois" da descida do Schiaparelli, e que surgem dentro da área provável para a sua aterragem.


Nas imagens pode ver-se uma mancha mais escura que se crê ser o local de impacto do módulo no solo, assim como um pequeno ponto branco que poderá ser o pára-quedas utilizado para abrandar a sua descida. O Schiaperelli ainda conseguiu enviar dados durante o processo de descida até ao solo, mas deixou de comunicar antes de poder sinalizar se teria aterrado correctamente.

Embora neste caso o módulo tenha sido usado como experiência e não fosse de importância crítica, importará saber exactamente o que se terá passado, pois na próxima missão ExoMars (para 2020) o módulo de aterragem já será de importância científica significativa, e convém que chegue ao solo em segurança.

Na próxima passagem do MRO pelo local (na próxima semana), a NASA irá captar imagens deste local com maior resolução, e esperemos que possam ajudar a perceber o estado do Schiaperelli e o que terá corrido mal.

Actualização: já temos imagens de alta-resolução do local.

2 comentários: