2016/10/03

PlayStation VR - primeiras impressões


Depois de toda a curiosidade, eis que finalmente tive a oportunidade de experimentar os óculos PlayStation VR que estão prestes a chegar ao nosso país e, mais importante, fiquei surpreendido pela positiva com o que vi.

A Oculus pode ter sido a empresa responsável pelo reacender do interesse na realidade virtual - tecnologia com um potencial inimaginável nas mais diversas áreas - mas desde então muitos outros se apressaram a apostar também neste sector. Nos PCs temos os HTC Vive que permitem, desde logo, a criação de um espaço VR numa área mais alargada e permitindo que o utilizador até possa caminhar e usar as mãos (com os controladores que estão incluídos); mas a aposta que tem maior potencial para conquistar o público são, sem dúvida os PlayStation VR.

O custo de acesso ao VR num PC é elevado, pois para além dos óculos em si (cerca 700 euros) precisamos de um PC com hardware bem potente, que pode representar mais 1000 euros de investimento. No caso dos PlayStation VR, os óculos vão custar 399 euros... e tiram partido do facto de grande parte das pessoas já poder ter uma PS4 em casa - e mesmo não tendo, ainda assim podem comprar um conjunto PS4+PS VR quase pelo mesmo preço que apenas uns óculos VR para o PC.


Ter em conta que ainda assim há uns custos extra. Para utilizarem os PlayStation VR é preciso comprarem a câmara para a PS4 e, embora não seja obrigatório, será também recomendável comprarem dois controladores Move. A Sony vai disponibilizar um pack de dois Move a acompanhar o lançamento dos PlayStation VR, assim como o de uma nova câmara.


Quem já tiver a câmara e Moves já estará servido, senão... é melhor prepararem mais 160 euros (80 euros de cada) a somar ao investimento. Não é propriamente barato, mas ainda assim continua a ficar muito mais em conta que o investimento necessário na plataforma PC.


E então, que tal é?


Tendo já experimentados os Oculus Rift e HTC Vive, posso dizer que estes PlayStation VR estão muito bem conseguidos; e que isso se faz notar logo nos pormenores que poderão passar despercebidos. Por exemplo, ao contrário dos outros óculos referidos, os PS VR são extremamente confortáveis de utilizar, mesmo por períodos mais prolongados. O suporte dos óculos é feito na cabeça e não sobre os olhos/nariz do utilizador, e é uma das coisas que é preciso destacar por "não se notar".

Quanto à qualidade de imagem propriamente dita, ainda se nota a necessidade de melhorar a resolução dos óculos VR (que se aplica a todos) e se faz notar principalmente nos jogos em que há boa luminosidade e onde se preste mais atenção a detalhes mais distantes, mas a Sony fez um excelente trabalho ao disfarçar os pixeis. Aqui não se nota o tradicional efeito "screen door" que se nota noutros óculo, criando uma imagem muito mais nítida e agradável. Aliado ao tracking de alta precisão que não mostra hesitação em reagir aos nosso mais ínfimos movimentos, estamos perante uma das melhores experiências VR que já experimentei.


Tive a oportunidade de experimentar algumas das demos que acompanham os PlayStation VR. Numa delas - The London Heist - somos atirados para dentro de uma carrinha a circular numa via rápida, e onde temos que tentar afastar motoqueiros e outros veículos que começam a disparar sobre nós. É um segmento que se destaca pelo facto de dar uso aos dois controladores Move, e onde seguramos numa arma com uma mão, e com a outra temos que ir buscar os carregadores e inseri-los na arma "fisicamente". É um bom exemplo que demonstra as potencialidades para os jogos FPS (pelo menos, quando se está sentado num veículo, o que também ajuda a remover parte da desorientação que se poderia sentir num FPS "a pé".)

Outra das demos era o VR Luge, em que descemos por uma estrada a alta-velocidade deitados sobre uma prancha com rodas. O controlo é feito apenas com a inclinação da cabeça, mas embora se tenha a sensação de velocidade e envolvência, foi a demo onde mais se fez notar a falta de resolução - talvez por nos permitir focar nas áreas mais distantes da estrada para planearmos a nossa rota.

Infelizmente não pude experimentar o Driveclub VR, que me parece ser um dos jogos que irá ser responsável por muitas vendas dos PS VR; nem tão pouco nenhum jogo de combate espacial (como o Scavengers Odyssey) que também é outro dos que tenho curiosidade em experimentar e penso que se adequará perfeitamente aos PS VR. Mas... é coisa que ficará resolvida já para a semana, com a chegada dos PlayStation VR às lojas. Depois é só começar a escolher os jogos. :)


Não tenho dúvida de que os PlayStation VR vão ser um sucesso; e parece-me que a Sony poderia jogar um grande trunfo que lhe garantiria uma potencial liderança neste sector... Era só anunciar que os PlayStation VR também teriam compatibilidade com jogos de PC (coisa que já referiam que não está fora da equação).


11 comentários:

  1. Acho que anunciarão suporte para PC quando criarem drivers para suportar os Playstation Move e PS camera no PC também.

    ResponderEliminar
  2. Dado que o negócio deles são royalties nas vendas de jogos não vejo onde estaria o interesse deles em dar suporte para PC. As margens que eles fazem na venda de hardware são mínimas e dificilmente seria um mercado tentador para a sony imho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há que ter em conta que a MS está a avançar com o "Play Anywhere", que permite que ao se comprar um jogo para a Xbox se possa jogá-lo no PC (e vice-versa) e isso é uma mais valia que a Sony não se poderá dar ao luxo de ignorar. Ficar presente nos PCs como referência para os jogos VR seria uma excelente porta de entrada nesse mundo que poderia dar alguma equivalência nisso (e quem comprasse uns PS VR para usar no PC, já teria automaticamente a decisão feita no momento de optar por uma consola.)

      Eliminar
  3. Concordo com tudo o que foi escrito por ti Carlos, estou ansioso para acompanhar isto de perto e ver o que o futuro nos reserva quanto aos jogos de realidade virtual, e acima tudo as experiências que nos vão proporcionar.

    É engraçado estar a ler este artigo hoje, pois tive a feliz oportunidade de experimentar o Playstation VR ainda este fim de semana no Arrábida Shopping, mais concretamente na GamingReplay, depois de ter assistido 4 pessoas a jogar o The London Heist, VR Luge e Ocean Descent, tive mesmo de experimentar e posso dizer que fiquei maravilhado!!

    Decidi jogar o Scavengers Odyssey e apesar de ter ficado com a sensação que a demo foi curta, foi intensa, fiquei maravilhado com aquilo, senti mesmo que estava numa nave e era um alien, um simples movimento com a cabeça e "ver" que as mãos eram de outra forma e cor, foi incrível, os sons da nave, os tiros eram incríveis e as cores apesar de muito acastanhadas (ok é o espaço não sabia o que esperar :D) tinham qualidade (muita mais qualidade do que esperava, porque sabia que ia estar com o ecrã tao perto dos olhos) quero ainda destacar o som, que com os headphones da Sony elevaram a coisa a outro nível, apercebi-me disso quando estava dentro da nave principal e os sons eram “normais” alguém a dar instruções e sons de alarmes etc, mas ao sair para o espaço, o vazio que se fez sentir foi brutal, senti que estava verdadeiramente no espaço!!

    No dia seguinte dirigi-me de propósito ao Mar Shopping porque mais uma vez para minha felicidade na Fnac estava a decorrer uma demonstração do Playstation VR e como tal não pude deixar escapar ^^

    Também joguei o The London Heist, não há muito mais a dizer posso dizer que adorei, para mim o simples recarregar da arma…foi algo tão trivial, mas tão recompensador ao mesmo tempo, senti-me dentro de um filme! Conseguir apontar a arma ver a trajetória das balas para poder assim furar os pneus dos carros para logo depois embaterem e explodir foi incrível

    Depois pedi para jogar o Ocean Descent pois na GamingReplay com os pequenos gritos, avanços e recuos das pessoas que estavam a experimentar as demos puseram-me a pensar se aquilo era assim tao “assustador” haha.

    Mais uma vez quero destacar o som, parecia estar mesmo a descer para o fundo do oceano, quase que se fazia sentir a pressão no corpo, depois destacar as cores principalmente o azul intenso do oceano, o amarelo dos corais e verde das algas, senti que a jaula estava mesmo ali, os gráficos eram ainda mais reais do que no Scavengers Odyssey, talvez como seria de esperar pois é um cenário totalmente diferente e parecido ao nosso.
    Ao descer cada vez mais, a pressão e respiração do mergulhador aumentavam de intensidade, fiquei mais uma vez boquiaberto e reconheço que por momentos eu próprio comecei a duvidar se tinha de controlar a respiração, é que desliguei por completo do espaço físico (fnac)!!

    O primeiro impacto com o tubarão foi inacreditável, a aflição do mergulhador quando ele se aproxima da jaula e a respiração se torna cada vez mais intensa, a luz que aponta do capacete do mergulhador é quase real, conseguimos ver areias a cair das rochas ao nosso lado, e o melhor momento foi quando o tubarão passa por mim a apenas 20 centímetros e a barbatana toca na jaula onde me encontrava e isso faz com que mexa a jaula…não dá para explicar.

    Não consigo mesmo descrever melhor o que senti com estas demos foi algo de espetacular!

    ResponderEliminar
  4. Bem, se não têm o problema de reflexos de luz nas lentes já é uma boa vantagem e até conseguem envergonhar o Rift! E isso só me deixa ainda mais perplexo e chocado e a perguntar-me como foi possível Oculus ter lançado um dispositivo vr com um defeito tão básico e que na minha opinião é uma vergonha e faz com que sejam impróprios para consumo ?

    ResponderEliminar
  5. Eu joguei o Robinson The Journey. Muito bom.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite .. comprei um kit gostei muito so que nao consigo rodar os demos tipo vr luge e os demais ele aparece maiores informacoes e aparece o x no meio da tela pra continuar ... quando se aperta o x ele volta para maiores informacoes ... e nao passa disso ... ja tentei baixar o demo ou mesmo rodando pelo bluray sai na mesma ... alguem ja passou por isso ? Alguem sabe como resolver ? ... grato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também passei por esse bug...
      Consegui ultrapassar usando a técnica altamente científica de começar a carregar no X furiosamente e repetidamente... e sem saber como, lá passou à frente!

      Eliminar
    2. tambem não consegui,mas to no defeito,é que apareceu 3 listas na lente esquerda ,vermelha ,a verde e azul,não sei o que pode ser

      Eliminar
  7. Agradeco pela ajuda ... mais aqui assim nao rolou nao ... quase quebrei o controle apertando o X e nada ... vai entender ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma, quando recebi o Rift tb tive problemas e demorei alguns dias até conseguir atinar. Provavelmente não há nenhum problema com o teu dispositivo, só precisas de continuar tentando com calma!

      Eliminar