2016/11/16

AKiTiO Node é uma caixa Thunderbolt 3 para placas gráficas externas


Ter um portátil que nada tenha a recear no momento de jogar os jogos mais exigentes, ou até fazer o upgrade da placa gráfica quando sai uma nova Nvidia ou ATI, é algo que se torna possível com uma caixa para placas gráficas como esta Node da AKiTiO.

Há medida que vamos tendo interfaces externos com largura de banda que começa a rivalizar com a dos barramentos internos, abre-se todo um novo mundo de possibilidades, como ter componentes externos que anteriormente só poderiam estar dentro da caixa do computador, como acontece com a placa gráfica.

Caixas para placas gráficas externas via Thunderbolt não são novidade, mas a diferença é que esta AKiTiO Node com Thunderbolt 3 fica disponível por apenas 299 dólares; valor substancialmente mais baixo que as propostas concorrentes. Parte dessa diferença de preço está no facto de, ao contrário dessas, esta Node ser apenas e exclusivamente uma caixa para placas gráficas externas, não tendo qualquer "extra" (como portas USB, GigE, SATA, etc.)

Claro que a este preço ainda teremos que adicionar o custo da placa gráfica propriamente dita, o que faz com que esta opção não seja barata. Mas, considerando o potencial para um produto deste tipo se poder manter em utilização durante vários anos, ao longo de vários upgrades, é definitivamente uma opção que os possuidores de portáteis que desejem fazer o upgrade da placa gráfica deverão ter em conta.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)