Podemos estar a aproximar-nos da era dos carros eléctricos, mas por agora a maioria dos carros vendidos ainda têm motores de combustão interna tradicionais, e por isso mesmo é recomendável ter alguns cuidados mecânicos para garantir a sua longevidade e eficiência, particularmente na fase inicial da sua vida.
Muitas pessoas pensam que, pelo facto de hoje em dia os nossos automóveis estarem tão carregados de electrónica, já não é necessário fazer preocuparem-se com o período de "rodagem". Só que não há electrónica que resolva as questões mecânicas que as regras para a condução em período de rodagem dizem respeito.
Embora nalguns casos haja veículos que já vêm com a rodagem pré-feita de fábrica (por exemplo, o novo Honda NSX), a maioria deles fica dependente da sensibilidade do seu dono; e na verdade, algumas destas regras bem que se podem manter durante toda a vida do veículo.
Quem enumera as regras é um engenheiro mecânico, e que dá como exemplos as recomendação de diferentes marcas, para além de explicar porque motivo são feitas essas recomendações:
- Nunca acelerar "a fundo"
- Não atingir rotações elevadas
- Não usar cruise-control - durante a rodagem é conveniente variar regularmente a rotação do motor
- Não fazer viagens demasiado curtas - é recomendável deixar que o motor atinja a sua temperatura de funcionamento
- Não transportar carga excessiva ou rebocar atrelados
O problema não é o motor, mas sim o sistema de travagem nos primeiros km.
ResponderEliminarQuando se troca os calços/discos o mesmo procedimento deve ser feito. Os primeiros 1000km devem ser feitos com cuidado para os calços se adaptarem aos discos e removerem o verniz que traz.
Esta é precisamente uma das dúvidas que tenho actualmente.
ResponderEliminarComprei um carro novo, o vendedor diz-me que não preciso fazer rodagem nenhuma, o manual refere apenas para evitar travagens bruscas e que pode haver uma maior consumo de óleo e combustível durante o período de rodagem, mas em lado nenhum refere que período é esse.
A questão e queria saber se posso desde já rebocar a minha caravana.
JB