2016/11/15

Color Binoculars ajuda os daltónicos a verem o mundo


Vivemos num mundo em que a maioria das pessoas prefere aplicar filtros artísticos que mudam as cores das suas fotos, mas no caso da app Color Binoculars da Microsoft, a alteração de cores tem um propósito bastante mais funcional: ajudar os daltónicos a verem as cores.

Para um daltónico distinguir entre algo como uma maça verde ou vermelha pode ser uma tarefa complicada, e foi por isso que dois engenheiros da Microsoft se aventuraram na criação da app Color Binoculars, que utiliza a câmara de um iPhone como uma janela para um  mundo onde as cores serão mais fáceis de distinguir.

A app - que infelizmente não está disponível na App Store portuguesa, vá-se lá perceber porquê - é de utilização bastante simples, permitindo aos utilizadores activarem o filtro que altera as cores de modo a torná-las mais visíveis para quem é daltónico, assim como seleccionarem entre diferentes tipos de filtros verde/vermelho e azul/amarelo. Depois é só verem o mundo pelo ecrã do seu smartphone para conseguirem ver aquilo que de outra forma seria praticamente impossível verem.

É uma app simples mas que serve de exemplo de como existem muitas coisas "simples" que podem fazer uma enorme diferença na vida de milhões de pessoas neste mundo. Sendo que em muitos casos, têm que ser elas a servirem de impulsionadoras para criarem estas soluções (neste caso, um dos criadores da app é daltónico).

1 comentário:

  1. Tendo dois filhos (7 e 4 anos) daltónicos estas apps são sempre de muito interesse para mim...mas infelizmente como a app portuguesa color-add apenas quem tem iphones tem direito a ver o mundo como ele é...

    ResponderEliminar