2016/11/15

Samsung tem $9 milhões para incentivar apps Tizen


A Samsung não parece disposta a abdicar da sua plataforma Tizen, e para 2017 promete vários milhões de dólares para incentivar os developers a criarem apps para este sistema.

O programa de incentivos para a criação de apps Tizen vai decorrer de Fevereiro a Outubro de 2017, e a Samsung promete que os developers que conseguirem chegar ao final de cada mês com uma app no top 100 poderão receber 10 mil dólares por app.

A grande incógnita é saber se isto bastará para assegurar que o Tizen tem qualquer possibilidade de florescer num mercado dominado pelo Android e iOS; e onde até mesmo a Microsoft não tem conseguido fazer com que o Windows Phone "pegue" (tendo já investido muitos mais milhões para esse efeito). Mas, nem que seja com o propósito de ser uma plataforma usada como backup face a um hipotético futuro em que o Android deixe de ser uma opção; ou um argumento para dar peso nas negociações com a Google; parece que as intenções da Samsung em manterem o Tizen está para durar.

Parece-me é que será um investimento "a fundo perdido", pois não me parece que alguém minimamente informado vá preferir optar por um Tizen do que por um Android de características equivalentes.

3 comentários:

  1. O Tizen não é o sistema operativo dos Galaxy Gear e das TVs Samsung? Por aí até deve ter o futuro garantido, mas não nos smartphones...

    ResponderEliminar
  2. Vcs estão apenas olhando para um lado, o do smartphone, mas é os outros? Já noticiaram muitas vezes que a Samsung investirá no tizen pq seus produtos todos estarão baseados na internet das coisas. Talvez um smartphone pra potencializar. Mas é bem difícil a Samsung abandonar totalmente o Android. A não ser q as pessoas o troquem por um sistema que já conhecemos o mínimo de apps por exemplo. Por isso o apoio ao desenvolvimento.

    ResponderEliminar