2016/11/05

Cria uma janela falsa para iluminação com LEDs


Quando é preciso iluminar uma divisão há milhares de opções disponíveis, mas uma das mais originais e que acaba por dar um aspecto mais natural será a criação de uma janela falsa, que é precisamente o que o projecto que vos trago hoje nos mostra como fazer.

Obviamente, a colocação de uma janela falsa que utiliza LEDs para recriar a luz exterior, será mais adequada para divisões sem janelas (reais); mas nada nos impede de utilizarmos a mesma técnica em qualquer parede/área onde seja necessária iluminação e não queiram recorrer a candeeiros ou focos.

O projecto não apresenta grandes dificuldades (basicamente é colocar uma fita de LEDs dentro da moldura de uma janela e ficando escondido por uma venezianas ou cortinas) mas neste caso temos alguns pormenores engraçados.


É que em vez de nos limitarmos a ter uma janela que se pode "acender" e "apagar" temos a possibilidade de a usar em modo automático que ajusta automaticamente a sua luminosidade em função da luminosidade no exterior. Para isto é utilizado um Rasbperry Pi, que para além de disponibilizar uma interface web para controlo dos LEDs, também aceder aos serviços do Yahoo Weather para saber as horas do nascer do sol e do por do sol, assim como o estado do tempo; e com base nessa informação pode determinar a luminosidade adequada para simular a intensidade que se teria numa janela a sério para o exterior. Uma opção (possivelmente) mais simples e eficiente seria utilizar um sensor de luminosidade no exterior que enviasse essa informação para o Raspberry Pi (ou um Arduino)... mas assim evita-se a utilização de módulos e sensores adicionais.

Como sempre, a grande vantagem destes projectos "faça-você-mesmo" é que cada um poderá facilmente modificá-los de forma a que se adaptem às suas necessidades, pelo que o importante é lançar a ideia inicial... sendo que depois não se sabe bem no que é que isso poderá resultar. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)