2016/11/14

Fingerprint Gestures adiciona detecção de gestos no sensor de impressões digitais


Alguns fabricantes já têm adicionado a detecção de gestos ao sensor de impressões digitais - sendo que a própria Google também o fez no seu Pixel - mas agora surge uma app que permite fazer algo idêntico em qualquer smartphone com este tipo de sensor.

O sensor de impressões digitais - para além de todas as questões que dizem respeito ao seu posicionamento (continuo a não achar nada prática a sua colocação na parte traseira, e desafio alguém a utilizá-lo pousado numa mesa para me dizer o contrário) - tem estado sub-aproveitado. No Pixel a Google deixa que se utilize o mesmo para fazer um gesto de deslizar para baixo para abrir o painel das notificações; e noutros equipamentos temos ainda mais gestos (cima, lados, etc) que muitas vezes podem ter acções personalizadas.

Este Fingerprint Gestures traz algumas dessas funcionalidades a smartphones com sensores de impressões digitais; em parte com a ajuda das funções de acessibilidade (para as quais terão que dar permissão à app.)

Uma vez que é necessário o suporte de hardware para detectar gestos, este Fingerprint limita-se a detectar três acções: um toque único, duplo toque, e deslizar o dedo. Diferenciar entre o sentido do gesto de deslizar é uma das tais coisas que obrigaria a ter suporte de hardware específico. Para cada um destas acções o utilizador pode escolher entre diversas funções: abrir notificações, função de back, home, apps recentes, play/pause, lançar uma app, ligar lanterna, etc. Quem tiver acesso root pode ainda seleccionar algumas funções extra, como o sleep e scroll.

Eventualmente, este tipo de coisa começará a tornar-se cada vez mais comum e standard (o facto da própria Google o fazer no Pixel já será indicador disso). Mas até lá, para quem não tiver e achar que poderia facilitar-lhe a vida no seu smartphone... está a uma app de distância.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)