2016/11/16

Google cria sistema de melhoramento da resolução das imagens


A Google criou uma nova técnica de super-resolução chamada RAISR que pode melhorar a qualidade de imagens de baixa resolução e pode funcionar num smartphone.

Quem já tiver feito zoom numa fotografia digital sabe que não é preciso muito para que rapidamente se comecem a notar os pixeis que a compõe, coisa que se torna ainda mais evidente numa imagem de baixa resolução. Nesses casos, e ao contrário do que vemos nos filmes e séries de TV, não adianta tentar aumentar o tamanho da imagem, pois apenas teremos direito a ver pixeis maiores, ou então criar imagens interpoladas que vão ficando cada vez menos nítidas.


A super-resolução refere-se a técnicas que são capazes de melhorar a qualidade efectiva de uma imagem; umas vezes recorrendo a múltiplas exposições de locais ligeiramente diferentes, ou usando múltiplos frames de um vídeo. Neste caso do RAISR da Google, o sistema recorre ao machine learning para tentar melhorar a qualidade de uma imagem com base na experiência que foi acumulada, prometendo resultados que serão superiores aos sistemas de super-resolution e com uma velocidade 10 a 100x superior, o que permite que a técnica seja aplicada até em smartphones.


As aplicações possíveis são vastas, desde o melhoramento das fotografias captadas pelas câmaras dos smartphones, como à possibilidade da técnica ser utilizada para melhorar as imagens nas páginas web, permitindo transformar imagens de baixa resolução (que poupariam o consumo de dados) em imagens com a resolução pretendida e que supostamente teriam diferenças praticamente imperceptíveis face às originais.


Actualização: já está a ser utilizado no Motion Stills.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Muito Bom.
    Embora tenha ficado mais impressionado com este projecto no github que faz algo semelhante: https://github.com/alexjc/neural-enhance

    ResponderEliminar