2016/11/19

Magic Leap está a usar ecrãs micro OLED?


O misterioso Magic Leap tem-nos mostrado coisas fantásticas em realidade aumentada que parecem tiradas de um filme de ficção científica, mas os detalhes técnicos têm sido segredos muito bem guardados - embora os vídeos que têm revelado permitam deduzir algumas coisas, como a potencial utilização de ecrãs micro OLED.

Embora neste momento ninguém saiba qual irá ser o formato físico deste sistema que promete criar uma realidade aumentada de luxo, muito se vai falando sobre se isto será conseguido à custa de micro-projectores laser (sendo essa uma das áreas de especialidade de um dos fundadores da companhia, e tendo havido vários pedidos de patentes nesse sentido) ou de outras tecnologias mais convencionais.

Há quem tenha dissecado os vídeos (como o que se segue, no caso de ainda não os terem visto), para tentar descobrir mais alguns pormenores:


E felizmente, depois de se ter ficado maravilhado com as possibilidades, é possível rever e prestar atenção a mais alguns detalhes que poderão ser bastante reveladores quanto à tecnologia utilizada pela Magic Leap para criar este efeito.

Este vídeo é criado usando uma câmara a filmar directamente através de um Magic Leap, para recriar o efeito real que uma pessoa teria, e com isso permite deduzir algumas coisas através de frames como o que surgem no início do artigo, onde se torna visível uma ligeira "imagem fantasma". Diferentes tecnologias de projecção/ecrã criam diferentes efeitos quando filmados através de uma câmara (quem tiver apontado uma câmara para um velhinho televisor CRT com refresh de 50Hz estará bem familiarizado com isso); e o efeito que se pode ver nestes vídeos aponta para que não se esteja a usar nenhum sistema de projecção laser, mas sim, mais provavelmente um sistema com micro OLED.

Claro que isto em nada esclarece se o eventual produto final irá utilizar esta mesma tecnologia, ou se terá sido utilizada apenas para protótipos durante a fase de desenvolvimento, enquanto o sistema final não estaria ainda pronto para ser aplicado. Esperemos que não falte muito mais tempo para que isso se possa descobrir - embora me pareça que nesta fase, mais que a tecnologia do ecrã em si, o que seja mais moroso seja criar toda uma plataforma e interfaces adequados para a utilização neste tipo de ambiente.


P.S: Para os fãs do Star Wars, também temos vídeo do Magic Leap à medida:

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)