2016/11/07

Roborace vai-se aproximando do carro de corridas autónomo que fará frente à F1


A Roborace quer levar o conceito dos automóveis autónomos para as pistas de corrida, mas as coisas parecem andar atrasadas e só em Agosto vimos um protótipo a circular - e agora temos mais um teste que mostra como as coisas têm corrido... e quais as dificuldades.

Uma das coisas positivas é que embora os carros finais sejam completamente robóticos e dispensem coisas que consideramos essenciais - como o cockpit - os protótipos permitem levar um piloto humano a bordo (mesmo que não tenha que tocar no volante). O que nos faz pensar na possibilidade de no futuro se terem carros de corrida autónomos que nos levem a dar voltas de "alta adrenalina" ao mesmo estilo dos divertimentos nos parques de diversão.

Claro que haverá sempre a velha questão da competitividade humana, e que continuará a existir também na Roborace, embora em vez de capacidade física do piloto se irá por à prova as afinações feitas pelos programadores das diferentes equipas. Será interessante ver se alguma delas irá ensinar aos seus carros algumas manobras mais polémicas, ao estilo das que estávamos habituados a ver nas clássicas batalhas de Ayrton Senna e Alain Prost.

Mudam-se os tempos, mudam-se as formas de corrida... mas a competitividade não passará de moda. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)