2016/11/27

Sony A99 II "vê" no escuro


Smartphones como o Galaxy S7, Google Pixel e iPhone 7 Plus têm feito enormes avanços na captação de fotos e vídeos em situações de baixa luminosidade, mas... o que é que tem sido feito nas câmaras digitais? A Sony A99 II poderá servir de exemplo.

A Sony tem feito grandes avanços na captação de imagens com baixa luminosidade, e a A99 II leva isso ao extremo. Numa cena iluminada apenas com a luz de duas velas, onde tradicionalmente se veriam apenas os dois pequenos pontos luminosos das mesmas, a A99 II tem a capacidade de ir aumentando a sensibilidade até ao ponto da cena parecer perfeitamente iluminada.

Não admira por isso que com uma câmara destas se possam fazer filmagens nocturnas apenas com a ajuda da luz do luar numa noite de lua cheia, ou que qualquer fonte luminosa, por mais fraca que seja, já baste para se conseguirem resultados muito aceitáveis.

Ainda assim, confesso que considero mais impressionante o que está a conseguir ser feito nos smartphones - o Galaxy S7 continua a ter uma câmara que parece desafiar as regras da luminosidade! :)


5 comentários:

  1. Lumia 950, e o 1020 tiram grandes fotos com pouca luminosidade

    ResponderEliminar
  2. O Huawei P9 não fica nada atras do S7...

    ResponderEliminar
  3. Gostava de testar eu mesmo. Com o ISO a 25600 a quantidade de grão deve ser enorme! Qual será o truque da Sony? Muitos megapixeis para compensar depois com luminância?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O truque é um bom sensor full frame. Ou seja, não é truque nenhum.

      Eliminar
    2. Com mais ênfase no "bom" do que no "full frame". Há muitos anos que temos sensores full frame, mas se se pegar num de há meia-dúzia de anos atrás, não tinha nada a ver com o que se consegue ter agora. E mesmo nos smartphones, com os sensores reduzidos, têm-se feito "milagres" (ver o Galaxy S7 ou o iPhone 7 Plus e compare-se com os smartphones do início da década).

      Eliminar