2016/11/06

Teste de retenção de imagem para monitores e televisores


Pensava eu (erradamente) que só os ecrãs de plasma e OLED sofriam de problemas de burn-in e retenção de imagem, mas há LCDs que também podem ser afectados. Para quem quiser tirar as dúvidas, há um teste que podem fazer usando unicamente o browser.

Foi em 2012, com o lançamento dos MacBook Pro Retina, que aprendi que os LCDs também podem sofrer de problema de retenção de imagem/burn-in; e infelizmente esse efeito parece afectar muitos mais ecrãs.

Este problema surge quando se têm imagens estáticas de alto-contraste durante longos períodos no ecrã (por exemplo, uma página branca com texto a preto); sendo que depois de se mudar para outra imagem se nota um "fantasma" da imagem anterior.

Para realizarem este teste, basta visitarem esta página: marco.org/rmbp-irtest.html


Bastará maximizarem o browser e deixarem a mostrar o padrão xadrez durante alguns minutos, e de seguida clicar no botão para mudar para um ecrã cinzento. Se o vosso ecrã sofrer deste problema, irão notar o padrão dos quadrados no ecrã cinzento; se não sofrer, verão apenas um ecrã cinzento completamente uniforme.

Nota: ter em conta que também os nossos olhos são afectados pela persistência visual, pelo que se ficarem a olhar alguns minutos para estes quadrados, depois vão vê-los mesmo que o monitor esteja a apresentar correctamente o ecrã cinzento. É por isso recomendável que não olhem para o ecrã fixamente, e só o façam quando for altura de mudar para o ecrã cinzento.


Ter também em conta que o desempenho de um LCD se pode alterar ao longo dos anos; por exemplo, um monitor que não sofra deste problema quando é novo, poderá começar a fazê-lo de forma mais pronunciada após alguns anos de uso - pelo que é um teste que poderá ser interessante repetir a cada ano, para avaliar a evolução.


Nota final: na maioria dos casos os monitores LCD conseguem recuperar deste burn-in exibindo conteúdos variados durante alguns minutos; pelo que a gravidade deste problema é relativa.

2 comentários:

  1. OLED tambem. Já vi um com o logo da RTP1.

    ResponderEliminar
  2. O meu iMac 24" qua já conta com mais de 8 anos, começou a sofrer deste mal após 2 anos de uso.

    ResponderEliminar