2016/11/01

Twitter está a testar abrir páginas web em "Reader View" no iOS


O Twitter parece andar completamente às aranhas e sem saber o que fazer e, pior ainda, parece dedicar-as a testar coisas que melhor faria em não mexer: como abrir as páginas web em modo "Reader View" no iOS.

O Reader View do Safari é um modo que se livra de toda a formatação de uma página web de modo a apresentar apenas o texto do conteúdo, sendo algo que os utilizadores têm a opção de utilizar sempre que abram uma página web que o Safari reconheça como sendo adequada para tal transformação. Só que o Twitter parece achar que está no seu direito decidir que é assim que os utilizadores deverão ver a web, passando a vir com esse modo Reader pré-definido.

Se por um lado a medida até pode parecer interessante para os utilizadores, por outro lado há que relembrar que há sites em que o modo de leitura não funciona devidamente; e, talvez pior para os produtores de conteúdos, este modo faz com que toda a publicidade desapareça, em estilo ainda mais agressivo que um ad-blocker, e que em nada contribuirá para manter uma relação de proximidade com jornais e outros sites noticiosos... (aqueles que o Twitter bem incentiva a que gastem dinheiro com publicidade!)

Não seria bem mais simples disponibilizar a opção nas páginas de configuração da app, e deixar que a responsabilidade de a activar (ou não) ficasse a cargo dos utilizadores?

1 comentário:

  1. Umh... uma das vantagens do Tweetbot era que tinha isso... hei-de rever o cliente oficial outra vez...

    ResponderEliminar