2016/11/05

Wazer é uma plotter de corte por água para todos


Depois das impressoras 3D se terem tornado acessíveis, há quem esteja interessado em fazer o mesmo com as plotters de corte por jato de água - embora, por enquanto, o "acessível" seja relativo.

Máquinas de corte há muitas, incluindo as de corte a laser, mas as de jato de água são ainda mais impressionantes e têm algumas particularidades que as tornam bastante atractivas para inúmeras aplicações. Pode parecer incrível que haja máquinas que usem água sob pressão para cortar material, mas ainda mais incrível é saber que estas máquinas conseguem cortar praticamente todo o tipo de materiais, de madeira a aço, passando por pedra, vidro, e tudo o mais que conseguirem imaginar.

E agora temos um projecto no Kickstarter que quer tornar realidade a Wazer, uma máquina de corte por jato de água que se pode ter numa secretária ou bancada de uma oficina.


Ao contrário das máquinas de corte a laser, o corte a água elimina automaticamente a questão da temperatura excessiva que pode deformar certas peças; ao mesmo tempo que consegue manter uma precisão de corte impressionante, permitindo "recortar" peças com detalhes intrincados, e fazer quantas cópias forem precisas.

O único problema é que este brinquedo, que muitos "makers" gostariam de adicionar à sua colecção de ferramentas, tem um preço de $4499. Um preço que deixa a Wazer fora do alcance dos curiosos, mas dentro do aceitável para pequenas oficinas e profissionais (não esquecer que máquinas de corte por jato de água são uma coisa que normalmente custaria para cima de 100 mil dólares... pelo que esta Wazer é uma verdadeira "pechincha".)

2 comentários:

  1. Olá, obrigado pelas informações, alguém saberia onde comprar?

    ResponderEliminar
  2. Também queria saber quen vende em Portugal se alguém souber

    ResponderEliminar