2016/12/01

A História da Terra à escala de um campo de futebol


Tentar visualizar a escala de tempo da História do nosso planeta é uma tarefa que não é muito fácil, mas hoje trago-vos um exemplo que usa um campo de futebol (americano) para dar uma ajuda.

Alguns de vocês poderão ainda lembrar-se do exemplo que utiliza um calendário anual como referência - que foi popularizado na série Cosmos (tanto na original de Carl Sagan, como na mais recente com Neil deGrasse Tyson) - e que é igualmente impressionante. Mas, para os fãs do desporto, poderá ser mais fácil perceber a escala dos milhares de milhões de anos usando um campo de futebol.

É verdadeiramente assustador ver há quanto tempo ocorreram coisas como o surgimento da fotossíntese e dos primeiros organismos multi-celulares... e dos primeiros animais complexos... e tomar consciência da "insignificância" do tempo há que por cá andamos, mas que tem tido um impacto tão profundo.

E se isto não bastar para o fazer... bastará referir que somos apenas um pequeno grão de pó neste vasto Universo, onde o número estimado de planetas ultrapassa os grãos de areia que temos em todas as praias espalhadas pelo mundo.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)