2016/12/27

HandBrake chega finalmente à versão 1.0.0


Após mais de uma década, o mais popular programa de conversão de formatos de vídeo chega finalmente à versão 1.0.0 e está mais potente e fácil de utilizar que nunca.

Sempre que alguém recorre à nossa mailing list para perguntar como pode converter alguns DVDs (ou quaisquer outros vídeos) para outro formato, a resposta é invariavelmente: o HandBrake.

O HandBrake é capaz de transformar praticamente qualquer formato de vídeo (não-protegido com DRM) para mp4 ou mkv usando uma variedade de codecs, incluindo H.265/HEVC e VP9, que garantirão a máxima qualidade no tamanho mais reduzido. Este ano o Natal veio acompanhado de uma prenda para os fãs deste programa, que após 13 anos de desenvolvimento chega à versão 1.0.0 (fazendo-nos repensar que os prolongados períodos "beta" da Google afinal não eram assim tão longos).

Nesta nova versão temos muitos mais presets adequados aos tempos actuais, facilitando (evitando) o processo de mexericar nos muitos parâmetros que se podem ajustar; temos também a possibilidade de usar o encoder QuickSync video H.265/HEVC nos CPUs Intel Skylake; encoding mais rápido; melhor tolerância a problemas de dessincronização de áudio; e muito mais. Infelizmente temos também uma baixa, já que o suporte para aceleração por hardware DirectX Video Acceleration (DVXA) foi removido por estar a causar diversos problemas.

Enfim, é open-source, é gratuito... e não custa nada experimentarem. Vão ver que dificilmente precisarão de qualquer outro programa para fazer conversão de vídeos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)